Voo

Após mulher tentar despachar botijão de gás em voo no Recife, veja o que pode e o que não pode ser transportado

Ao encontrar o botijão um funcionário disse que a mulher poderia ''derrubar um avião com um negócio desses''

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/03/2022 às 15:54 | Atualizado em 25/03/2022 às 16:10
Notícia
X

Na última quarta-feira (23), uma mulher foi impedida de despachar um botijão de gás para um avião, no Aeroporto Internacional do Recife.

Ela estava com o botijão em um saco que estava dentro de caixas. Um funcionário da companhia aérea Gol percebeu e disse: ''Isso aqui é praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desses''.

A passageira queria despachar o botijão para o compartimento de cargas de um avião com destino a São Paulo. Ela alegou que o botijão estava vazio, mas mesmo assim foi impedida de despachá-lo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é responsável pelo que pode ou não ser despachado. O objetivo, de acordo com a agência, é garantir a segurança no transporte aéreo, impedindo a presença de artigos que ofereçam algum perigo aos passageiros e aos tripulantes.

"A restrição ao porte de determinados itens em bagagem de mão ou despachada nas aeronaves tem como objetivo garantir a segurança no transporte aéreo, impedindo a presença de artigos que ofereçam algum perigo aos passageiros e aos tripulantes ou que possam ser utilizados como instrumentos para a prática de atos de interferência ilícita, como objetos contundentes, perfurantes, explosivos, armas de fogo etc.", diz trecho do informativo no site da agência.

Você pode conferir uma lista com exemplos de itens permitidos e proibidos no site da Anac (clicando aqui). A agência orienta, no entanto, que os passageiros consultem também a empresa área contratada para verificar a permissão do transporte do item desejado, já que algumas são mais restritivas que a regulamentação.

REPRODUÇÃO / ANAC
No site da Anac é possível ver o que pode ou não ser transportado - REPRODUÇÃO / ANAC

Recife

No caso do Recife, a Gol afirmou que o funcionário adotou o procedimento padrão de segurança por identificar que a bagagem tinha um item perigoso.

A companhia aérea disse que o procedimento transcorreu de forma tranquila e a passageira embarcou normalmente. As regras para bagagem estão disponíveis para consulta no site da Gol, assim como os itens que precisam de aprovação prévia e os que são proibidos de embarcar em um avião.

Tags

Autor