Medicamento

Ministério da Saúde é alertado sobre baixo estoque de dipirona injetável no Brasil

Farmacêuticas apontam baixo retorno financeiro do remédio, que é usado para dor, febre e é de difícil substituição no país

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 04/04/2022 às 11:53 | Atualizado em 04/04/2022 às 11:53
Notícia
X

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) alertou o o Ministério da Saúde sobre a falta de alguns medicamentos injetáveis e o risco de desabastecimento em várias cidades do país.

No fim de março, o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra, já havia comentado sobre a constante reclamação da falta de alguns medicamentos injetáveis em diversos municípios brasileiros.

“Nós fizemos uma consulta a 23 COSEMS que relataram falta de três medicamentos específicos: Dipirona injetável, Ocitocina e Neostigmina. Sabemos das dificuldades com o mercado, porém, queremos informar sobre a nossa preocupação com esse desabastecimento”. 

Dipirona

De acordo com o conselho, a produção do Dipirona injetável é afetada pela falta de interesse econômico das farmacêuticas. O insumo tem alta demanda e há décadas é prescrito para alívio de dor, febre e outros sintomas.

Secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira disse ao jornal ''O Globo'' que um levantamento feito com cinco laboratórios brasileiros, fabricantes da dipirona, foi enviada ao governo e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com ele, três dos fabricantes pararam a produção. Nos demais, havia uma alta demanda. 

"É um alerta que fizemos à Anvisa e ao Ministério da Saúde. Não são medicamentos de compra centralizada, cuja responsabilidade seja do governo federal. Mas seria (o caso) de regular o mercado, para que não falte na ponta o medicamento importante, injetável. Não está faltando, mas há uma dificuldade de produção e entrega. Então fica o alerta", disse Junqueira.

Produção

O Conasems defende que a Anvisa e o Ministério da Saúde participem de forma pró-ativa do processo, até incentivando a produção, e chamando a indústria para tratar do assunto.

"Já tivemos o mesmo problema com a penicilina. Por não haver interesse (econômico) pelo baixo custo. Então, é preciso que o governo faça a sua gestão. Neste caso da penicilina, o problema foi resolvido e não tivemos mais problema. É preciso que o governo faça a intervenção", comentou Junqueira ao O Globo.

O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto. Em nota enviada à Folha de S. Paulo, a Anvisa afirmou que ''muitas vezes, as empresas alegam desinteresse econômico em virtude da política de preço praticado no Brasil. Assim, apontamos que é urgente discutir o aprimoramento do atual modelo da regulação, buscando promover o equilíbrio entre os lucros e os preços acessíveis para a sociedade”.

Tags

Autor