violência

Gabriel Luiz, jornalista da Globo esfaqueado, segue internado em hospital particular; veja estado de saúde

Jornalista foi transferido do Hospital de Base do Distrito Federal, para onde foi levado inicialmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 16/04/2022 às 10:58 | Atualizado em 16/04/2022 às 15:29
Notícia
X

Atualizada às 15h20

O repórter da Globo Gabriel Luiz, 28 anos, que foi esfaqueado na noite da última quinta-feira (14) na região do Sudoeste, em Brasília, segue internado em um hospital particular, após ter sido transferido do Hospital de Base do Distrito Federal. O estado de saúde é grave, mas estável.

O repórter da Globo foi atingido no abdômen, na perna, no tórax, no pescoço e no braço. Consciente, ele conseguiu pedir ajuda aos vizinhos, que chamaram o socorro. Da quinta para a sexta, ele passou por cirurgias, que foram bem sucedidas.

Pai do jornalista Gabriel Luiz, o servidor público Wilton Luiz Araújo informou que ele foi extubado e está conversando, mas vai continuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao G1 DF, Wilton disse que o filho está consciente e orientado. "Interage bastante conosco. Nós estamos bastante confiantes", afirmou.

Na noite de sexta-feira (15), a Polícia Civil do Distrito Federal (DF) informou que trata o esfaqueamento de Gabriel Luiz como tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). Por enquanto, outras linhas de investigação estão descartadas.

Um homem e um adolescente, suspeitos de cometerem o crime, confessaram que seguiram o repórter da Globo com o objetivo de cometer um assalto.

O adolescente, de 17 anos, foi apreendido e levado para a Delegacia da Criança e Adolescente (DCA). Já o homem de 19 anos foi encaminhado para a 3ª DP.

"Trata-se de uma tentativa de latrocínio, isso restou notório para nós, é importante colocar aqui. Houve a subtração da carteira, havia valores em reais, muito provavelmente 250 reais, que teriam sido subtraídos pelos autores, descartando-se, com isso, as outras linhas de investigação", declarou o delegado Petter Ranquetat, da 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro, região administrativa do Distrito Federal.

Os delegados Petter Ranquetat e Douglas Fernandes disseram que, em depoimento, os suspeitos afirmaram que combinaram de realizar assaltos na noite da quinta, quando avistaram o jornalista Gabriel Luiz.

Em imagens de câmeras de segurança, é possível ver os dois homens se aproximando do repórter da Globo. O caso aconteceu por volta das 23h.

A faca utilizada no crime, o celular e a carteira de Gabriel Luiz foram encontrados pela polícia. A polícia afirmou que o crime foi "brutal", e acredita que a violência tenha sido empregada por causa do uso de drogas pelos autores.

"Um dos indivíduos deu um mata leão na vítima, enquanto o outro desferiu diversas facadas. Enquanto um estava dando as facadas, o outro conseguiu subtrair a carteira e o celular", contou o delegado Ranquetat.

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos afirmaram que o celular da vítima foi descartado por temerem ser encontrados pelo GPS.

Suspeitos

O homem de 19 anos passará por audiência de custódia, na qual um juiz irá decidir se a prisão em flagrante será convertida para preventiva ou não. A pena para o crime de latrocínio é de até 30 anos. Ele, entretanto, pode ter redução legal, uma vez que confessou o crime.

Já o adolescente chegou a levar uma facada do próprio companheiro durante o crime. Ele foi levado a um hospital e chegou a prestar queixa em uma delegacia, dizendo que havia sido assaltado.

Apesar disso, os policiais identificaram inconsistências no depoimento. O rapaz acabou confessando participação no crime contra o jornalista e foi apreendido.

Tags

Autor