ASTRONOMIA

Cometa Halley: mais de 40 meteoros por hora vistos no céu do Nordeste nesta noite; acompanhe

Para ver a chuva de meteoros, não será preciso equipamentos, na madrugada desta sexta-feira (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 05/05/2022 às 19:42 | Atualizado em 05/05/2022 às 19:44
Notícia
X

Na madrugada desta sexta-feira (6) a chuva de meteoros do Cometa Halley, popularmente conhecida como estrelas cadentes, poderá ser vista no céu nordestino. De acordo com a Nasa, esta será uma das chances de ver a passagem do Halley pelo sistema solar, já que ele só estará visível em 2061. Próximos à Linha do Equador, estados do Nordeste poderão ver até mais de 40 meteoros na hora-pico do fenômeno. 

Ainda segundo a Nasa, a chuva de meteoros anual tem as melhores taxas para as do Hemisfério Sul. No caso do Brasil, a depender das condições meteorológicas, ela poderá ser vista em todo o País. 

A expectativa é que de 30 a 40 meteoros sejam vistos por hora durante o pico do fenômeno. Especificamente no Norte e Nordeste, mais de 40 devem ser vistos por hora. Mesmo no Hemisfério Norte, se as condições climáticas forem adequadas, há a possibilidade de ver até 30 meteoros por hora. 

Até que o cometa Halley seja visível da Terra em 2061, apenas os eta Aquariids – e sua contraparte de outono, a chuva de meteoros Orionid, que é visível todo mês de outubro – marcam a passagem deste visitante do sistema solar.

Para ver a chuva de meteoros, não será preciso equipamentos. A olho nu, distante de alta luminosidade, será possível acompanhar o fenômeno. 

Momento para olhar para o céu:

No caso da Eta Aquáridas, sua atividade se inicia em 21 de abril e vai até 12 de maio, mas o momento de maior intensidade da chuva ocorre na noite entre 5 e 6 de maio, quando costuma apresentar mais de 40 meteoros por hora em condições ideais.

De acordo com a Bramon, o momento de maior intensidade da Eta Aquáridas será na noite entre quarta (05) e quinta-feira (06 de maio). "Essa noite é, sem dúvida, o melhor momento para se observar a Eta Aquáridas, especialmente, nas últimas horas da madrugada do dia 06, quando a atividade de meteoros estará mais intensa. Entretanto, nas noites anterior e posterior também é possível observar uma boa quantidade de meteoros dessa chuva", Nasa. 

Os eta-aquarídeos devem começar a surgir a partir das 02h, mas só vão ficar mais frequentes a partir das 03h30, até atingir seu momento de maior intensidade no final da madrugada, antes do crepúsculo matutino. Dessa forma, a melhor estratégia para observar essa chuva será acordar por volta das 3h da manhã e aproveitar os meteoros até o amanhecer.

Os melhores locais para observar uma chuva de meteoros são aqueles bem escuros, longe dos grandes centros urbanos. Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu e, de preferência, longe de qualquer iluminação. Uma cadeira de praia é excelente para se deitar e observar o céu de forma mais confortável.

Apesar do radiante da Eta Aquáridas ficar em Aquário, você não precisa estar olhando na direção dessa Constelação para ver seus meteoros, pois eles aparecerão em todas as partes do céu, apenas parecendo vir da direção da Constelação.

Tags

Autor