CNH

Nova CNH vai entrar em vigor. Veja como fazer para trocar a habilitação

Seguindo a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021, o novo documento segue um padrão mais próximo do internacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 11/05/2022 às 10:39 | Atualizado em 01/06/2022 às 10:49
Notícia
X

A partir de 1º de junho, os motoristas do território nacional terão uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seguindo a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021, o novo documento segue um padrão mais próximo do internacional. Nem todos os motoristas precisarão trocar a partir da data.

Com a proposta de se assimilar ao modelo de outros países, a nova carteira terá identificação em português, inglês e francês. Além disso, há alterações em relação à segurança. O modelo permitirá que se evite falsificações com novas tecnologias, a exemplo do uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

 

Além disso, continua a utilização do QR Code no verso do documento para que os motoristas tenham acesso à carteira digital. 

Assinatura

A carteira também terá mudanças na estrutura. A assinatura do motorista, por exemplo, vai ficar embaixo da foto. Já as categorias em que o condutor tem habilitação ficarão dispostas em um quadro com a silhueta de veículos. A parte inferior terá as restrições médicas e o exercício de atividade remunerada.

DIVULGAÇÃO/CONTRAN
Nova CNH, que valerá a partir de junho - DIVULGAÇÃO/CONTRAN

Quanto ao formato, as cores serão em verde e amarelo em maior parte. E a identificação temporária será registrada com a letra P no canto superior direito e a definitiva com a letra D.

Quem precisa tirar?

A mudança de carteira ainda não é para todos os motoristas. Só será necessária a troca os condutores que renovarão sua habilitação, adicionarão uma categoria, pedirão revisão de algum dado impresso, quem solicitar a segunda via de documento e para quem tirar a carteira de motorista pela primeira vez.

As duas carteiras continuarão validadas até ocorrer a troca completa da CNH.

Tags

Autor