CATOLICISMO

DIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA: saiba a história da santa e por que ela é adorada

Uma das formas de devoção da Virgem Maria, Auxiliadora é celebrada neste 24 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/05/2022 às 11:31 | Atualizado em 24/05/2022 às 12:15
Notícia
X

Comemora-se nesta terça-feira, 24 de maio, o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, um dos primeiros nomes pelo qual a Virgem Maria foi chamada pelos católicos. As informações são da Agência Católica de Informação (ACI).

A devoção à santa remonta à vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na batalha das águas de Lepanto, em 1571, comandada por Dom João da Áustria.

Isso porque os soldados cristãos foram à luta depois de receberem a Eucaristia, invocando o nome de "Maria, Auxílio dos cristãos", e três horas mais tarde, celebraram a vitória, gritando "Viva Maria", e hasteando a bandeira de Cristo.

Em agradecimento, o Papa Pio V incluiu na Ladainha de Nossa Senhora o epíteto de Auxiliadora dos Cristãos.

Já na época de Napoleão, o Papa Pio VII estava preso pelo imperador e prometeu que, se fosse liberto, decretaria uma nova festa mariana na Igreja.

Napoleão caiu, o papa retornou triunfalmente à sede pontifícia em 24 de maio de 1814 e decretou que todos os dias 24 desse mês seria realizada em Roma a festa de Maria Auxiliadora.

No ano seguinte, nasceu São João Bosco, a quem a Virgem apareceu em sonhos pedindo que lhe construísse um templo com o título de Auxiliadora. Foi assim que o santo iniciou dois monumentos: o físico, que é a basílica de Maria Auxiliadora de Turin, e o “vivo”, formado pelas Filhas de Maria Auxiliadora.

São João Bosco assegurava a seis jovens que ele e muitos fiéis obtinham grandes favores do céu com a novena de Nossa Senhora Auxiliadora e a jaculatória dada por São João Damasceno.

“Confiai tudo a Jesus eucarístico e a Maria Auxiliadora e vereis o que são milagres”, afirmava São João Bosco.

Oração à Nossa Senhora Auxiliadora

Ó Maria, Virgem poderosa,
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja,
Tu, auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo;
e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso.
Amém.

De onde Nossa Senhora Auxiliadora é a padroeira?

Auxiliadora é padroeira de Goiânia (capital do estado de Goiás); Iporá, estado de Goiás; Bagé, cidade do sudoeste gaúcho; de Iraí, cidade do extremo norte do Rio Grande do Sul; de Santa Maria do Pará, cidade do nordeste paraense; de Colorado, cidade paranaense; Vilhena, cidade sul de Rondônia; Porto Velho (capital de Rondônia); Rio Verde de Mato Grosso; Amambai (Mato Grosso do Sul); Eunápolis, cidade do extremo sul da Bahia; Marilândia, cidade no noroeste do Espírito Santo Senador canedo; Canarana (Mato Grosso) e Progresso (Rio Grande do Sul).

Tags

Autor