medicamento

Tirzepatida: conheça novo medicamento contra diabetes que pode cortar 21% do peso

Farmacêutica já solicitou à Anvisa o aval para uso da droga tirzepatida contra diabetes tipo 2

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 06/06/2022 às 16:14 | Atualizado em 06/06/2022 às 20:51
Notícia
X

Com informações do jornal O Globo

Um medicamento aprovado em maio pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, para tratar adultos com diabetes tipo 2 pode transformar-se em um importante aliado na luta contra a obesidade e chegar em breve ao País. Trata-se da tirzepatida.

De acordo com O Globo, a Eli Lilly afirmou que os resultados da tirzepatida para diabetes tipo 2 e obesidade são “sem precedentes”, e acrescentou que o medicamento é testado ainda para doença hepática não alcoólica e insuficiência cardíaca.

Resultados dos estudos avaliar a eficácia na perda de peso foram publicados na revista científica The New England Journal of Medicine, e comprovaram uma redução de até 21% do peso corporal de participantes com aproximadamente 104,8 quilos.

Segundo o jornal O Globo, a farmacêutica Eli Lilly, que desenvolveu a tirzepatida, informou que o aval para uso da droga já foi solicitado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se o medicamento for aprovado para uso no País, pode estar disponível “em meados de 2023”.

"A injeção de Mounjaro (tirzepatida) é aprovada pela FDA como adjuvante à dieta e exercícios para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2. Como o primeiro e único agonista do receptor GIP e GLP-1 aprovado pela FDA, o Mounjaro é uma única molécula que ativa os receptores do corpo para GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon). O Mounjaro estará disponível em seis doses (2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg, 15 mg) e virá na caneta auto-injetora com uma agulha pré-acoplada", descreve a farmacêutica.

A tirzepatida deve estar disponível nos Estados Unidos nas próximas semanas.

Tags

Autor