Vestibular

Estudante de 13 anos é o mais novo aprovado em medicina em universidade do Brasil; conheça história

Caio Temponi já havia se classificado em primeiro lugar para o curso de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/06/2022 às 11:36 | Atualizado em 11/06/2022 às 11:56
Notícia
X

Ele tem 13 nos de idade e um canal no YouTube onde dá dicas de matemática para outros estudantes. O carioca Caio Temponi mora em Fortaleza com a família, e foi na capital cearense que ele consegui uma proeza nada comum para um estudante da sua idade. Foi aprovado no disputado vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor) para o curso de Medicina.

Não é de hoje que Caio coleciona aprovações acadêmicas nos mais desafiadores certames. Em março último, ele se classificou em primeiro lugar na seleção para o curso de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ainda em 2022 Caio conquistou a medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática, categoria até 13 anos. Ele concorreu com estudantes de 12 países, alcançando a maior nota do exame: 44 pontos. 

CONQUISTAS 

No currículo do jovem estudante, já constam Caio outros primeiros lugares. No vestibular para Administração da Universidade  Estadual do Ceará (UECE) e no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG). Como se fosse um esporte fazer as avaliações, ele agora se prepara para um dos vestibulares mais difíceis do Brasil: o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O curioso é que Caio Temporini sequer completou o ensino médio. Se quiser cursar um dos cursos para o qual foi aprovado (ele está na dúvida entre Medicina e Direito), os pais dele terão que recorrer a uma ação na Justiça para autorizar sua entrada na universidade sem a conclusão do Ensino Médio.

Caio está bastante adiantado nos estudos para a sua faixa de idade. Ele pulou o primeiro ano do ensino fundamental I e também os terceiro e oitavo anos do ensino fundamental II. Deve concluir o ensino médio no fim deste ano. Sua rotina envolve até 10 horas de estudo por dia e uma dica preciosa: deixar o celular bem longe. O menino que se interessa ainda por tecnologia e música, gosta de jogar bola com os amigos, além de xadrez e pingue pongue.

 

Tags

Autor