AMAZÔNIA

PF diz que as buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira, desaparecidos na Amazônia, continuam

No início da manhã desta segunda-feira (13), a esposa do jornalista, Alessandra Sampaio, havia comunicado que os corpos tinham sido encontrados

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 13/06/2022 às 11:42 | Atualizado em 13/06/2022 às 17:32
Notícia
X

Com AFP

As informações sobre o jornalista britânico Dom Phillips, 57 anos, e o indigenista Bruno Pereira, 41, ainda estão desencontradas. No início da manhã desta segunda-feira (13), a esposa do jornalista, Alessandra Sampaio, havia comunicado que os corpos tinham sido encontrados. A Polícia FederalArticulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirmam que eles continuam desaparecidos.

"O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips", disse a nota da PF.

O comunicado afirma que foram "encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos. Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados".

A Apib reitera que as buscas continuam e pede o aguardo de posicionamento oficial. "Bruno e Dom seguem desaparecidos. As informações de que corpos foram encontrados não procedem. As organizações indígenas que acompanham o caso seguem pressionando a continuidade nas buscas. Solicitamos que aguardem uma posição oficial", explica em nota nas redes sociais.

Dom Phillips e Bruno Pereira foram vistos pela última vez no domingo, 5 de junho, enquanto viajavam pela região do Vale de Javari, no extremo-oeste do estado do Amazonas, na fronteira com Peru e Colômbia.

O jornalista, autor de dezenas de reportagens sobre a Amazônia, estava preparando um livro sobre conservação ambiental e Pereira o acompanhava como guia por esta região remota onde atuam traficantes de drogas, madeireiros e pescadores ilegais.

O especialista, que já fez parte da Funai e é ativo defensor destas comunidades, recebeu ameaças de grupos criminosos que costumam invadir as terras protegidas para explorar seus recursos.

Autoridades encontraram no domingo objetos pessoais de ambos, como roupas, sapatos e também um cartão de saúde de Pereira.

Segundo os bombeiros, os pertences foram encontrados submersos nas proximidades da casa do único suspeito, Amarildo da Costa Oliveira, detido por posse de arma e de drogas.

Testemunhas afirmaram depois que o viram passar de lancha em alta velocidade e na mesma direção que Dom Phillips e Bruno Pereira pouco antes do desaparecimento.

Em sua embarcação foi encontrado um rastro de sangue, que está sendo analisado.

"Indícios levam a crer que fizeram alguma maldade" com Dom e Bruno, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (13), que "foram encontradas boiando no rio vísceras humanas" durante as buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira.

As declarações de Bolsonaro ocorreram em meio a anúncios contraditórios sobre a suposta descoberta de dois corpos, o que gerou grande confusão sobre o caso.

"As buscas continuam. Agora, os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles, porque já foram encontradas boiando no rio vísceras humanas que já estão em Brasília para fazer o DNA", disse Bolsonaro em entrevista à CBN Recife.

"Pelo prazo, pelo tempo já temos hoje, 8 dias, indo para o nono dia que isso aconteceu, vai ser muito difícil encontrá-los com vida. Peço a Deus que isso aconteça, mas os informes, indícios, levam ao contrário", acrescentou.

Tags

Autor