transporte coletivo

São Paulo vai travar. Greve de ônibus SP a partir desta terça-feira, 14

Os motoristas de ônibus de São Paulo irão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da 0h dessa terça-feira (14)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 13/06/2022 às 23:13 | Atualizado em 13/06/2022 às 23:15
Notícia
X

Da Agência Brasil

Os motoristas de ônibus do transporte coletivo na capital paulista irão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da 0h dessa terça-feira (14). A decisão ocorreu após uma audiência de conciliação terminar sem acordo na tarde desta segunda (13), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores, as empresas de transporte coletivo poderão, até as 23h59 de hoje, apresentar uma nova proposta – o que poderá impedir a greve, caso atenda as reivindicações dos trabalhadores.

“A princípio o setor patronal insistiu em oferecer apenas 10% de reajuste e ainda de modo parcelado. Agora, ofereceram os 12,47%, mas apenas a partir de outubro [de 2022], o que é inadmissível”, destacou o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz, o Sorriso.

Entre outras reivindicações, os trabalhadores pedem aumento salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que é de 12,47% (retroativo a maio) e a aplicação do mesmo valor no vale-refeição e na participação nos lucros e resultados. Também é reivindicado o fim da hora de almoço não remunerada.

De acordo com o TRT, em caso de greve, os trabalhadores devem obedecer à liminar emitida pelo tribunal determinando a garantia da circulação de 80% do efetivo durante horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 60% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, haverá multa diária de R$ 50 mil.

Tags

Autor