FENÔMENO ASTRONÔMICO

O que é solstício de inverno e quando o fenômeno ocorre?

Solstício de inverno é de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/06/2022 às 20:37 | Atualizado em 21/06/2022 às 1:06
Notícia
X

Com Agência Brasil

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisfério sul e 22 de dezembro no hemisfério norte. Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.

Solstício (sol + sistere, que não se mexe, em latim) consiste no instante em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador, fato que provoca maior intensidade de radiação solar em um dos hemisférios, caracterizando o solstício de verão (dia maior que a noite). Nesse momento, o outro hemisfério estará em solstício de inverno (quando a noite é maior que o dia).

Podemos dizer, também, que quando é solstício de verão no hemisfério sul, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, pois este se encontra exatamente a 23,5º da Linha do Equador e, portanto, receberá incidência direta da luz solar. Ou o contrário, quando for solstício de verão no hemisfério norte, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Câncer. No equinócio, o sol estará “a pino” sempre sobre as regiões localizadas próximas a linha do equador.

Inverno no Brasil começa nesta terça-feira (21)

Oficialmente, começa neste 21 de junho o inverno no Brasil, indo das 6h14 desta terça-feira até as 22h04 do dia 22 de setembro, no horário de Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a estação será marcada por menos chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de precipitação vão se concentrar sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil. 

Qual a previsão para o inverno em Pernambuco?

Naturalmente, já são registradas fortes chuvas no período na Região Metropolitana do Recife, mas, desde abril, Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) já alertava que a precipitação deveria ser acima da média entre os meses de maio e agosto no Estado deste ano.

Assim, os meses de junho, julho e agosto devem ter acúmulo de chuva acima de 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, que são as respectivas médias históricas. 

Qual a previsão para a 1ª semana do inverno em Pernambuco?

Para este 21 de junho, é esperada precipitação de intensidade fraca (2 a 10 milímetros) em todas as regiões de Pernambuco. Para os próximos dias, ainda não há uma previsão definida, apenas uma tendência - que pode ser alterada posteriormente.

Assim, para a quarta-feira (22), a expectativa da Apac é que chova de forma moderada a forte (50 a 100 mm) na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata e no Agreste; de forma moderada (30 a 50 mm) no Sertão de Pernambuco; e de forma fraca no Sertão do São Francisco.

Para a quinta-feira (23), também é esperada chuva de moderada a forte para a RMR e Zona da Mata, e moderada para as demais regiões. Já na sexta (24), a Apac indica, por enquanto, precipitação fraca para todo o Estado.

Tags

Autor