Após podcast "A MULHER DA CASA ABANDONADA", número de denúncias de trabalho análogo à escravidão cresce 67%
O jornalista Chico Feliti, da Folha de S. Paulo, revelou nesta terça-feira (26) dados inéditos sobre denúncias de trabalho análogo a escravo no Brasil
O jornalista Chico Feliti, da Folha de S. Paulo, revelou nesta terça-feira (26) que após o lançamento do podcast A MULHER DA CASA ABANDONADA, seu último trabalho investigativo lançado ao público, as denúncias de trabalho análogo a escravo aumentaram no Brasil.
Lançado no mês de junho, o podcast produzido por Chico Feliti conta a história de Margarida Bonetti, uma rica excêntrica que é acusada de manter uma empregada doméstica brasileira em trabalho análogo a escravo por 20 anos, nos EUA. Desde que foi acusada em 1998, a mulher é foragida do FBI.
NÚMEROS DE DENÚNCIAS CRESCEM
Em entrevista para o podcast Café da Manhã, da Folha de S. Paulo, Feliti revelou dados coletados com exclusividade com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo o jornalista, o número de denúncias de suspeita de trabalho doméstico análogo à escravidão feitas ao MPT cresceu em 67% após o lançamento do podcast.
..
"Nos cinco primeiros meses de 2022, houveram 36 denúncias do tipo. O que configura 7,2 denúncias por mês. De junho para cá, o número deu um salto 24 denúncias em menos de 2 meses", explica Feliti.
O jornalista disse ainda que tem recebido muitas mensagens de ouvintes do podcast falando sobre o impacto da temática no diálogo com as famílias. "Recebi dezenas de mensagens desse tipo. Teve uma jovem de Santa Catarina que ouviu pela primeira vez a avó dela falando que tinha tido trabalho explorado quando era criança."
"Ontem de madrugada recebi uma mensagem de outra jovem dizendo que denunciou a própria avó. Ela desconfiava que a avó tem uma pessoa explorada dentro de casa", lamentou o repórter.
Quem é 'a mulher da casa abandonada'? Saiba tudo sobre a história que tomou conta da internet