RELIGIÃO

DIA DO PADRE: conheça a história de São João Maria Vianney, que originou celebração do Dia do Sacerdote

São João Maria Vianney foi canonizado pelo papa Pio XI, no ano de 1925, e proclamado padroeiro dos sacerdotes

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 04/08/2022 às 10:11 | Atualizado em 04/08/2022 às 10:49
Notícia
X

Comemora-se no Brasil nesta sexta-feira, 4 de agosto, o Dia do Padre - no mesmo dia da festa de São João Maria Vianney. Proclamado "padroeiro dos sacerdotes", foi um dos conselheiros do mundo católico de grande destaque. As informações são da Canção Nova.

São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica. Camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio.

Antes de sua consagração como padre, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia “acertar” o passo com o seu batalhão.

Ele era um seguidor Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial. Foi assim que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época - começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade.

João Maria Vianney, ajudado por um antigo e amigo vigário, conseguiu tornar-se padre e aceitou ser pároco na pequena aldeia “pagã” chamada Ars, que tinha uma cultura voltada aos cabarés, vícios, bebedeiras e bailes. Ele disse: “Neste meio, tenho medo até de me perder”.

Para os católicos, São João Maria Vianney não só atende ao povo local, como também ao de fora, no Sacramento da Reconciliação.

Dessa forma, dedicou-se durante 40 anos aos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um confessionário alimentando-se de batata e pão).

João Maria Vianney foi canonizado pelo papa Pio XI, no ano de 1925, e proclamado padroeiro dos sacerdotes.

Assim, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se um exemplo de progresso, de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso para os religiosos.

MENSAGENS PARA O DIA DO PADRE

  • Que seu Dia do Padre seja abençoado! Você me ensinou muito nesta vida, querido padre, e eu só tenho a agradecer por ter me mostrado o que é a fé verdadeira. Hoje, me sinto mais perto de Deus e é por causa de você. Feliz dia do padre!
  • Aos padres que mantêm viva a palavra divina eu agradeço e desejo um dia dos padres abençoado!
  • Minha gratidão a quem guarda e compartilha os ensinamentos de Deus. Feliz Dia dos Padres!
  • Nosso grande sacerdote hoje é o motivo de todas as homenagens e comemorações! Feliz dia do padre, meu estimado conselheiro! Que a luz de Deus continue iluminando sua jornada e lhe dê a sabedoria para fazer das Suas palavras a voz que nos acalanta e nos traz paz.
  • Feliz Dia do Padre para todos que, através da sua virtude, nos guiam por um caminho de fé e amor!
  • Prezado padre, sei que seu coração está voltado para ajudar o próximo e espalhar a palavra de Cristo, mas não posso deixar de parabenizá-lo pelo seu dia e desejar um grande e feliz dia do padre!
  • O padre é o maior servo de Deus na terra. Feliz Dia do Padre!
  • Estimado padre, é um enorme privilégio poder ouvir os seus sermões. As suas palavras têm o dom de encher o coração de fé e de amor pelo próximo. É um coro de vozes que se junta à minha para lhe agradecer as palavras inspiradoras.
  • Hoje é o dia de agradecer ao sacerdote da Igreja que nos ilumina e traz a palavra de Deus para as nossas vidas. Feliz Dia do Padre!

*Fonte: Calendarr, 42Frases, Mundo das Mensagens.

Tags

Autor