CICLONE BRASIL

CICLONE EXTRATROPICAL: ventos fortes chegam ao Rio de Janeiro; veja cidades afetadas pelo fenômeno

O ciclone extratropical que atinge a costa da região sul e sudeste do Brasil chega ao Rio de Janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 11/08/2022 às 8:40 | Atualizado em 11/08/2022 às 8:57
Notícia
X

Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

O ciclone extratropical que atinge a costa da região sul e sudeste do Brasil chega ao Rio de Janeiro. O fenômeno provoca fortes ventanias, baixas temperaturas e muita chuva em alguns municípios.

CICLONE SANTA CATARINA 2022

Em Santa Catarina, o ciclone causou rajadas de vento de cerca de 90 km/h. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Segundo a previsão do METSUL, as cidades que devem ser mais atingidas pelo vento forte são Laguna, Imbituba, Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí, Penha, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá.

Em Santa Catarina, em especial na região de Florianópolis e no Litoral Norte catarinense, as rajadas devem ficar entre entre 80 km/h e 100 km/h com registros potenciais isolados acima de 100 km/h a 120 km/h.

CICLONE SÃO PAULO; CICLONE SP

A forte ventania em decorrência de um ciclone extratropical também chegou a São Paulo. Por conta da instabilidade no tempo, o Corpo de Bombeiros registrou 196 pedidos para atender ocorrências de quedas de árvores ao longo do dia na região metropolitana da capital paulista.

Segundo a previsão do METSUL, o vento pode soprar forte a intensamente nas áreas de Cananeia, Ilha Comprida, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Guarujá, São Vicente, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

A forte ventania acontece também nos trechos da Serra do Mar e moderado a forte na Grande São Paulo. As rajadas no litoral paulista devem ficar entre 80 km/h e 100 km/h, mas localmente têm potencial de atingir 100 km/h a 120 km/h.

CICLONE TROPICAL RIO DE JANEIRO

As ondas podem chegar a 4 metros de altura, entre 9h desta quarta e 21h de sexta-feira (12) no Rio de Janeiro, devido à interferência do ciclone no mar. A capital também está cercada por uma frente fria e sofre com chuvas e ventanias intensas, que podem ultrapassar 80 km/h.

Segundo a previsão do METSUL, o vento mais intenso está previsto para as áreas de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Saquarema, Cabo Frio, e Arraial do Cabo.

O vento no litoral fluminense pode atingir 70 km/h a 90 km/h, mas em alguns locais as rajadas podem se aproximar ou superar os 100 km/h. Há previsão de fortes ventos ainda nos pontos mais altos da Região Serrana do Rio com rajadas superiores a 100 km/h nas montanhas.

Tags

Autor