ASTRONOMIA

CHUVA DE METEOROS 2022: fenômeno poderá ser observado no Brasil nesta sexta e sábado. Vejas as dicas

As Perseidas são como um festival de estrelas cadentes que acontece todos os anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/08/2022 às 21:16 | Atualizado em 12/08/2022 às 0:31
Notícia
X

Para quem gosta de observar estrelas cadentes, ou para quem nunca viu esse fenômeno e quer tentar desta vez, entre esta sexta-feira (12) e o sábado (13) é um ótimo momento.

As Perseidas, ou chuva de meteoros, acontece todos os anos quando a Terra passa por nuvens de partículas e poeiras cósmicas, como pedacinhos de rochas muito pequenos, que se incendeiam ao entrar na atmosfera terrestre.

A chuva de meteoros pode ser vista em qualquer lugar do mundo, mas o fenômeno é mais nítido nos países do Hemisfério Norte.

No Brasil, os moradores das regiões Norte e Nordeste, portanto, estão melhor posicionados.

Curiosamente, este ano um outro fenômeno astronômico pode tirar o brilho do festival de estrelas cadentes. A Lua de Esturjão, com seu brilho intenso, pode ofuscar um pouco a nitidez das Perseidas.

YASSER AL-ZAYYAT / AFP
"Lua de Esturjão", a última superlua de 2022 - YASSER AL-ZAYYAT / AFP

Essa chuva de meteoros é bastante esperada pelos astrônomos e observadores amadores do céu por ser previsível. Acontece todos os anos entre o final de julho e meados de agosto.

Como fazer para observar a chuva de meteoros

Para ver melhor uma chuva de meteoros, é necessário que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens de preferência. Dê uma olhada na previsão do tempo.

O melhor local para observar chuva de meteoros é longe das grande cidades (a iluminação dos postes e prédios prejudica a visualização das estrelas)

O ideal é um local onde possa se ter uma ampla visão do céu, pode ser um local elevado ou o campo aberto, o mais escuro possível

Deite-se no chão e vasculhe o céu na direção Leste- Nordeste

Os cientistas dizem que é possível ver até 100 pequenos meteoros por hora ou, se você tiver sorte, um meteoro maior, que aparecerá como uma bola de fogo no céu.


 


Tags

Autor