PRISÃO

ATOR JOSÉ DUMONT: Veja novelas com José Dumont, preso por suspeita de posse de pornografia infantil

Ator tem uma carreira prestigiada no cinema, teatro e TV além de ter conquistado diversos prêmios. Veja qual foi o posicionamento da TV Globo sobre as acusações

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 15/09/2022 às 18:18 | Atualizado em 15/09/2022 às 20:23
Notícia
X

O ator José Dumont, de 72 anos de idade, que foi preso nesta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, sob suspeita de pedofilia, tem uma longa e prestigiada carreira na televisão, teatro e cinema.

Paraibano da cidade de Bananeiras, começou a carreira artística no cinema em 1977 como Severino no filme "Morte e Vida Severina". Também atuou no especial de mesmo nome na televisão, seu primeiro papel na Rede Globo.

Em 1980 ganhou o troféu kikito de Ouro, no Festival de Cinema de Gramado pelo papel de "Ceará", no filme "Gaijin – Os Caminhos da Liberdade".

Entre outros prêmios no cinema, Dumont já conquistou três vezes o de melhor ator no Festival de Brasília; melhor ator coadjuvante no Festival do Cinema Brasileiro de Miami.

Ele também foi escolhido quatro vezes como melhor ator no Festival de Havana, Prêmio Governador do Estado, Festival do Rio e Festival de Gramado. Também ganhou o Grande Prêmio Brasileiro de Cinema.

 

José Dumont tem atuação extensa também na televisão

Na televisão, José Dumont teve passagens pelas principais emissoras em cerca de 30 anos de carreira.

Atuou pela Rede Globo em telenovelas como Corpo a Corpo, De Quina pra Lua, Terra Nostra, América, entre outras. Também trabalhou na extinta Rede Manchete por dez anos em obras como Carmem, Olho por Olho, Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão e Mandacaru.

Além disso, já esteve na Record por quase uma década em trabalhos como Cidadão Brasileiro, Luz do Sol, Caminhos do Coração Ribeirão do Tempo e Dona Xepa.

Seu papel mais recente na TV foi na Rede Globo, em 2021, interpretando o personagem Coronel Eduardo na novela "Nos Tempos do Imperador".

Veja posicionamento da TV Globo em relação a prisão de José Dumont

A TV Globo divulgou no início da noite desta quinta-feira (15) uma nota divulgada pelo portal G1: "O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela “Todas as Flores”, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação".

 

 

Tags

Autor