PETISCO DE CACHORRO CONTAMINADO
BASSAR PET FOOD PETISCO: ministério determina que ração de outras três marcas seja recolhida devido a risco de contaminação
Outras três empresas de alimento pet tiveram seus petiscos recolhidos por risco de contaminação
De Estadão Conteúdo
Outras três empresas de alimento pet tiveram seus petiscos recolhidos por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A decisão acontece após a empresa Bassar Pet Food ser investigada pela contaminação de vários cães.
De acordo com a pasta, a medida de recolhimento dos lotes é cautelar e faz parte dos desdobramentos das investigações realizadas pelo governo, que detectaram que lotes de propilenoglicol adulterados foram usados para fabricar petiscos para cães.
As investigações envolvendo a morte de cães por suspeita de intoxicação após o consumo de petiscos continuam em andamento. Além de Minas e São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe e Goiás têm relatos de casos.
Ao menos 54 mortes suspeitas foram registradas em todo o País, segundo a Polícia Civil mineira, além de internações com quadro de falência renal. Só em Minas, eram 18 animais hospitalizados. "A Polícia Civil de Minas Gerais acrescenta que o inquérito policial está em tramitação e outras informações serão amplamente divulgadas após a conclusão da investigação", disse ontem.
AS EMPRESAS
Além dos lotes citados pelo governo, a FVO Alimentos Ltda disse que retirou outros produtos do mercado.
"A FVO Alimentos informa que, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já havia recolhido do mercado, de forma preventiva e proativa, todos os lotes dos produtos Dudogs, Patê Bomguy e Bomguytos Bifinho (nos sabores Churrasco e Frango & Legumes)", acrescentou a empresa localizada em Brasília.
Procuradas pela reportagem, a Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e a Upper Dog comercial Ltda não se pronunciaram até as 20 horas de ontem. Empresa com foco em produtos para animais, a Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais fica localizada em Lins, no interior paulista.
Localizada em Edison Lobão, no Maranhão, a Upper Dog comercial Ltda mantém galpões também em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. Em nota, a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam) afirmou que todos os seus associados já foram informados da recomendação.
Por sua vez, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) afirma que está ajudando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a dar publicidade sobre a origem da contaminação cruzada indicada, preliminarmente, como responsável pela hospitalização e morte de cães.