PETISCO DE CACHORRO CONTAMINADO

BASSAR PET FOOD PETISCO: ministério determina que ração de outras três marcas seja recolhida devido a risco de contaminação

Outras três empresas de alimento pet tiveram seus petiscos recolhidos por risco de contaminação

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 20/09/2022 às 11:44
Notícia
X
De Estadão Conteúdo
Outras três empresas de alimento pet tiveram seus petiscos recolhidos por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A decisão acontece após a empresa Bassar Pet Food ser investigada pela contaminação de vários cães.
De acordo com a pasta, a medida de recolhimento dos lotes é cautelar e faz parte dos desdobramentos das investigações realizadas pelo governo, que detectaram que lotes de propilenoglicol adulterados foram usados para fabricar petiscos para cães.

As investigações envolvendo a morte de cães por suspeita de intoxicação após o consumo de petiscos continuam em andamento. Além de Minas e São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe e Goiás têm relatos de casos.
Ao menos 54 mortes suspeitas foram registradas em todo o País, segundo a Polícia Civil mineira, além de internações com quadro de falência renal. Só em Minas, eram 18 animais hospitalizados. "A Polícia Civil de Minas Gerais acrescenta que o inquérito policial está em tramitação e outras informações serão amplamente divulgadas após a conclusão da investigação", disse ontem.

 

AS EMPRESAS

Além dos lotes citados pelo governo, a FVO Alimentos Ltda disse que retirou outros produtos do mercado.
"A FVO Alimentos informa que, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já havia recolhido do mercado, de forma preventiva e proativa, todos os lotes dos produtos Dudogs, Patê Bomguy e Bomguytos Bifinho (nos sabores Churrasco e Frango & Legumes)", acrescentou a empresa localizada em Brasília.
Procuradas pela reportagem, a Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e a Upper Dog comercial Ltda não se pronunciaram até as 20 horas de ontem. Empresa com foco em produtos para animais, a Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais fica localizada em Lins, no interior paulista.
Localizada em Edison Lobão, no Maranhão, a Upper Dog comercial Ltda mantém galpões também em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. Em nota, a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam) afirmou que todos os seus associados já foram informados da recomendação.
Por sua vez, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) afirma que está ajudando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a dar publicidade sobre a origem da contaminação cruzada indicada, preliminarmente, como responsável pela hospitalização e morte de cães.

Tags

Autor