BENIGNA BEATA: conheça a história da brasileira morta aos 13 anos e, agora, beatificada
O Vaticano oficializa nesta segunda-feira (24) a beatificação da menina Benigna como a primeira beata do Ceará; confira a história
O Vaticano oficializou nesta segunda-feira (24) a beatificação da menina Benigna, como a primeira beata do Ceará.
A beatificação faz parte do processo de canonização, aberto em 2013 pela Diocese do Crato. O título é dado ao atributo de santidade.
O QUE SIGNIFICA BEATA?
A beatificação é uma permissão de culto atendido a um grupo de fiéis. O título é um reconhecimento da religião em relação às virtudes cristãs, espirituais e humanas.
HISTÓRIA DA MENINA BENIGNA
Benigna Cardoso da Silva, nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, Ceará. Órfã de pai e mãe muito cedo, a menina fui adotada juntamente com seus irmãos mais velhos por outra família.
A garota cresceu com uma personalidade muito simples e cheia de humildade. Segundo a Diocese do Crato, sua generosidade, carisma e simpatia se destacavam.
A dedicação aos estudos e o compromisso com a fé católica eram percebidos por qualquer um que convivesse com a jovem.
No entanto, no 24 de outubro de 1941, aos 13 anos de idade, Benigna foi atacada enquanto ia pegar água numa cacimba próxima à sua casa. Seu agressor foi Raul, um conhecido que já havia tentado casar com ela mas foi rejeitado por Benigna.
Na abordagem, Benigna foi violentada e morta. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Público São Miguel e o túmulo é visitado frequentemente como um martírio.
Há quem atrele milagres a jovem menina assassinada brutalmente.
BEATIFICAÇÃO BENIGNA
A cerimônia de beatificação estava originalmente prevista para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19. A festividade volta a acontecer nesta segunda-feira (24).
Para padre Monteiro da Diocese de Crato, Benigna deixou uma mensagem de fidelidade a Jesus.
“Quando mergulhamos na história de vida dessa Serva de Deus, experimentamos essa fidelidade, ela deixa essa mensagem de se manter na fidelidade, a se afastar de tudo aquilo que nos desfigura para que a graça de Deus esteja presente em nós. Sua história é um grande convite a nos mantermos firmes nessa fidelidade a Deus”.