Comemoração

FERIADO 8 DE DEZEMBRO: Por que dia 8 de dezembro é feriado? Quais as cidades beneficiadas? É feriadão no Recife? Saiba tudo sobre a data

Há um feriado nesta semana; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 05/12/2022 às 8:54 | Atualizado em 06/12/2022 às 8:37
Notícia
X

Por que dia 8 de dezembro é feriado? Essa pergunta vem sendo feita nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (5). 

Dia 8 de dezembro é celebrado o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Mas vale lembrar que a data não é um feriado nacional, sendo adotado individualmente por algumas cidades e estados.

Para que este dia seja considerado feriado deve existir uma lei municipal ou estadual considerando o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição como feriado, caso contrário será considerado um dia normal de trabalho para todos.

Recife

Recife é uma das cidades onde é feriado. Embora não seja a padroeira oficial da capital pernambucana, os fiéis recifenses abraçaram a Santa de forma especial e a nomearam Padroeira Afetiva do Recife.

Tanto que todos os anos milhares de pessoas participam da Festa do Morro, evento que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte da capital pernambucana.

Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, 8 de dezembro também é feriado. Nossa Senhora da Conceição é padroeira de muitas cidades pernambucanas, como: Nazaré da Mata, Goiana, Timbaúba e Vicência, onde as repartições públicas e o comércio não funcionam neste dia.

Nossa Senhora

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PREPARATIVOS DA FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Para a igreja católica, este dia invoca a vida e a virtude da Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

A relação de cidades que comemoram o dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição é longa. Outros municípios que celebram a data são Salvador, João Pessoa, Maceió, Manaus, Aracaju, Belém, Belford Roxo, Belo Horizonte, Campina Grande, Teresina, entre outros.

Ponto facultativo

Em outras cidades ou estados brasileiros, o dia 8 de dezembro também pode ser considerado ponto facultativo, na qual a dispensa do expediente pode acontecer ou não.

Geralmente essas datas são definidas com um ano de antecedência, e liberadas por meio de decreto publicado no Diário Oficial.

Tags

Autor