BBB 23

BBB 23: abaixo-assinado pede que GLOBO exclua BRASKEM do quadro de anunciantes. Entenda

Uma das empresas que patrocinam o BBB 23 é acusada de danificar uma cidade brasileira

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/01/2023 às 11:36 | Atualizado em 24/01/2023 às 15:30
Notícia
X

Moradores de Maceió, em Alagoas, fizeram um abaixo-assinado pedindo que a Globo retire a Braskem do seu quadro de anunciantes no Big Brother Brasil (BBB 23). Isso porque a empresa é acusada de ter "afundado" cinco bairros da cidade brasileira.

A carta cita os prejuízos causados pelo afundamento do solo na cidade, supostamente danificado por mineração de sal-gema feita pela empresa. Foram cerca de 55 mil pessoas afetadas e 15 mil imóveis condenados nos bairros de Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol.

"O patrocínio do Big Brother se trata de mais um deboche daquela empresa para com um milhão de maceioenses que há décadas são obrigados a conviver com uma indústria inimiga do seu meio ambiente e da cidade", diz o abaixo-assinado.

O movimento pede um posicionamento da Globo, dos demais patrocinadores e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Até a publicação da matéria, 2,6 mil pessoas haviam assinado no site https://www.change.org/p/a-braskem-vai-afundar-o-bbb23-como-fez-com-macei%C3%B3.

Carta também ameaça um boicote ao programa, caso o pedido não seja atendido. “Se nosso grito de alerta não for considerado por todos aqui citados, iremos encetar uma campanha cerrada nas redes sociais para boicote de cada um deles – e do programa – pelos brasileiros”, pontuou.

“Se nosso grito de alerta não for considerado por todos aqui citados, iremos encetar uma campanha cerrada nas redes sociais para boicote de cada um deles – e do programa – pelos brasileiros”, dizem na carta.

Nas redes sociais, a Braskem justificou que o patrocínio tem o intuito de conscientizar a gigante audiência do programa sobre o descarte correto do plástico.

"Está confirmado! Braskem chega na casa mais vigiada do Brasil em uma parceria inédita por um BBB 23 mais sustentável. Vamos juntos transformar o futuro por meio do consumo consciente e do descarte correto de resíduos!", disse.

Ao JC, a Braskem reafirmou o objetivo do patrocínio, e apresentou uma série de medidas que diz vir cumprindo para indenizar os moradores e solucionar o fenômeno geológico. Confira a nota completa no final da matéria.

Braskem será julgada na Holanda

Após meses de análise, a Justiça da Holanda aceitou, em setembro de 2022, julgar o processo movido por moradores de Maceió contra a Braskem, que tem subsidiárias localizadas no país europeu. Isso aconteceu diante da paralisação do processo no Brasil.

A ação pleiteia indenizações integrais pelos danos morais e materiais sofridos. Para os moradores que movem a ação, levar o caso àquele país é um caminho para se obter justiça.

Famílias tiveram de deixar suas casas após serem condenadas pela Defesa Civil por riscos de desabamento pelas rachaduras. Cerca de 4,5 mil comerciantes fecharam as portas e mudaram de áreas. Hoje, parte das localidades atingidas são quase "bairros fantasmas".

O que diz a Braskem sobre o BBB e os danos a Maceió

"Como a maior produtora de resinas plásticas do país, a Braskem tem o compromisso de atuar de forma responsável na questão ambiental. Além de investir em tecnologias para viabilizar cada vez mais a reciclagem do plástico, a companhia busca apoiar a sociedade a entender a importância de sua participação no processo de economia circular, por meio do consumo consciente e do descarte correto.

Com esse objetivo, a Braskem vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de práticas educacionais em ações de patrocínio e mídias de massa, buscando levar, através de experiências, a importância das pequenas atitudes do dia a dia na construção de um futuro cada vez mais sustentável.

O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país. Sensibilizar seu público por meio da experiência dos participantes do programa, que desenvolvem diariamente atividades típicas de uma residência, com apoio do filme da campanha "O seu lixo tem futuro", que também está no ar, tem o objetivo de mostrar como o plástico descartado corretamente pode ser reciclado e voltar como benefício para as pessoas e o planeta.

Em relação a Maceió, a Braskem vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível. Por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio a Realocação, mais de 98% dos moradores das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram realocados preventivamente.

Até o final de 2022, 18.618 propostas de compensação foram apresentadas, o que equivale a cerca de 97% de todas as propostas previstas. O índice de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do Programa, e mais de R$ 3,2 bilhões já foram pagos em indenizações, auxílios financeiros e honorários de ad vogados.

Além de atividades como segurança patrimonial, zeladoria, monitoramento do solo e fechamento dos poços de sal, a Braskem está desenvolvendo ações previstas no Termo de Acordo Socioambiental assinado com o poder público, para mitigar, compensar ou reparar eventuais impactos causados pela desocupação dos bairros."

Tags

Autor