GLÓRIA MARIA: relembre a trajetória da jornalista que morreu nesta quinta (2)
Morte de Gloria Maria, uma das mais renomadas jornalistas do Brasil, foi confirmada nesta quinta-feira (2) pela TV Globo
Com informações da Globo
Morreu na manhã desta quinta-feira (2) a jornalista Glória Maria. Ela foi um dos principais nomes do telejornalismo brasileiro, com uma trajetória que perpassa os principais programas da TV Globo.
Glória Maria Matta da Silva nasceu em 15 de agosto de 1949 no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, filhado alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta.
De origem pobre, estudou em colégios públicos no ensino básico, e precisou conciliar os estudos de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com um emprego de telefonista na Embratel.
Sua trajetória na Globo começou em 1970, quando foi indicada por uma amiga para ser "rádio-escuta" - cargo que encontrava notícias e monitorava a concorrência.
Ela mostrou o mundo ao Brasil ao viajar para mais de 160 países a trabalho. Uma das visitas mais conhecidas foi à Jamaica, em 2016, cujos memes viralizaram na internet.
Ela foi a primeira repórter a aparecer ao vivo quando o Jornal Nacional passou a ser exibido em cores, em 1977, e a primeira da televisão brasileira a fazer uma transmissão em HD, em 2007, com uma reportagem no Fantástico sobre a festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelos índios Kamaiurás, no Alto Xingu.
Além disso, fez outras coberturas marcantes, como ada guerra das Maldivas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998)
Foi Glória também quem entrevistou ícones internacionais como Michael Jackson e Madonna - esta última rendeu uma entrevista exclusivapara o Fantástico, em 2005.
Glória conquistou a equipe e a audiência ao apresentar as notícias de uma forma descontraída e natural.
QUAL ERA A DOENÇA DE GLORIA MARIA?
Glória Maria foi diagnosticada em 2019 com um câncer de pulmão. Felizmente, o tumor foi tratado com imunoterapia.
A doença, contudo, sofreu metástase que afetou o cérebro da jornalista. Inicialmente, o tumor foi tratado, com êxito, por meio de cirurgia.
QUAL A CAUSA DA MORTE DE GLORIA MARIA ?
Em 2022, Glória Maria precisou retomar o tratamento por conta de novas metástases no cérebro.
O tratamento, contudo, havia deixado de fazer efeito nos últimos dias. Ela faleceu Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
GLORIA MARIA é afastada do 'GLOBO REPÓRTER'