CHUVAS

TEMPORAL EM SÃO PAULO: LULA visita áreas atingidas por chuvas e desabamentos na região paulista

Lula interrompeu feriado para visitar a litoral paulistana após temporal em São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 20/02/2023 às 11:46 | Atualizado em 20/02/2023 às 13:42
Notícia
X

Diante das fortes chuvas que acarretaram em deslizamentos na região paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita as áreas atingidas pelo temporal em São Paulo, nesta segunda-feira (20).

Até o momento, foram registrados 36 óbitos em São Sebastião e a morte de uma criança em Ubatuba, vítimas do temporal em São Paulo.

VISITA DE LULA APÓS TEMPORAL EM SÃO PAULO:

Lula estava na capital da Bahia, Salvador, até a manhã dessa segunda, quando decolou para São José dos Campos (SP), com o objetivo de sobrevoar o local.

Depois, o planejamento do presidente é descer São Sebastião, local mais afetado pelo temporal em São Paulo, com chuvas que superaram 600 milímetros em aproximadamente oito horas.

Nas suas redes sociais, o presidente Lula atualizou o processo de contenção de danos da tragédia, além de demonstrar solidariedade a família das vítimas e aos feridos.

Todo o governo federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas.
Lúis Inácio Lula da Silva

“Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”, garantiu o presidente.

APOIO POLÍTICO PARA REFORÇOS NO TEMPORAL EM SÃO PAULO:

De acordo com Lula, foi realizada uma reunião do governo federal com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, para analisar a situação do temporal em São Paulo.

Diante disso, uma comitiva de ministros acompanhou Lula durante o sobrevoo. Entre os representantes estavam:

  • Rui Costa (Casa Civil);
  • Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais);
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social);
  • Renan Filho (Transportes);
  • Márcio França (Portos e Aeroportos);
  • Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

As lideranças e autoridades locais devem se reunir com Lula e os ministros após o fim da vista aérea, no Teatro Municipal de São Sebastião (SP).

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também deveria participar da comitiva junto ao presidente, mas afirmou não conseguir chegar ao local diante das interdições na BR-101.

CHUVAS EM SÃO PAULO:

A Defesa Civil divulgou que o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro foi batido nas últimas 24 horas em três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo.

Apenas a quantidade de chuva no município de São Sebastião, em 24 horas, foi o dobro da média do volume esperado para todo o mês de fevereiro.

As consequências do temporal em São Paulo incluíram:

  • Bloqueio de estradas;
  • Deslizamentos;
  • Queda de barreiras;
  • Desabamentos;
  • Inundações;
  • Dificuldade no abastecimento de água e energia.

Citação

Todo o governo federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no a

Lúis Inácio Lula da Silva

Tags

Autor