DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Cerrado pode perder quase 34% da água; saiba até quando
Entenda a relação entre a importância da preservação dos cerrados para esse recurso
O Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta-feira, 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.
A celebração foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância de preservar esse recurso essencial para a vida.
PRESERVAÇÃO DO CERRADO
O diretor executivo do Instituto Cerrados, Yuri Botelho Saloma alertou que até 2050, o Cerrado pode perder 39% do fluxo dos rios. Isso é o que deve acontecer caso a agropecuária continue com os níveis atuais de exploração.
Assim, necessário que autoridades e especialistas se voltem para a preservação desse bioma da mesma forma que fazem com a Amazônia, por exemplo.
Segundo uma pesquisa realizada por Yuri, alterações no solo e mudanças climáticas provocam transformações no ciclo da água.
CHUVAS
O padrão das chuvas também é afeto por mudanças no Cerrado. De acordo com Saloma, o período de chuvas está menor, mas o volume de água não.
"A gente viu que lugares onde está chovendo menos não é a regra, é a exceção. O que está acontecendo muito é a diminuição dos períodos de chuva. O mesmo volume de água que antes caía em quatro, cinco meses está caindo em dois, três" comentou o diretor do Instituto Cerrado.
Com Agência Brasil