CHUVAS

CHUVAS: estado do Nordeste terá MONITORAMENTO DE CHUVAS em TEMPO REAL; confira os detalhes

O objetivo é evitar novas tragédias no Estado por conta das fortes chuvas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 29/03/2023 às 15:18
Notícia
X

Nesta quarta-feira (29), a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas anunciou que será criada uma rede de monitoramento para enviar alertas sobre o clima e nível de rios em tempo real à Defesa Civil do Estado.

Segundo o G1, o objetivo do monitoramento é evitar que novas tragédias aconteçam no período de chuvas.

 

No total, serão instaladas 60 estações metereológicas e hidrológicas que farão o monitoramento dos locais para que alertas sejam emitidos mais rápido.

"Todos os municípios onde não havia informações, como aconteceu na cheia de 2022, nós passaremos a ter informações. Ou seja, em todo município de Alagoas teremos pelo menos uma informação meteorológica ou hidrológica em tempo real. Isso vai ser fundamental para uma celeridade maior na emissão de avisos e alertas de desastres naturais para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do estado. Isso vai ajudar a salvar vidas", disse Vinicius Pinho, superintendente.

Segundo Pinho, as estações vão transmitir informações sobre:

  • Temperatura;
  • umidade;
  • precipitação;
  • vento;
  • todas as variáveis metereológicas;
  • dados de níveis dos rios.

Quando serão instalados os equipamentos?

De acordo com as informações do jornal, a previsão de instalação de todos os equipamentos é até o próximo dia 15 de abril, quando tem início ao período chuvoso no estado.

Tags

Autor