O QUE É DOMINGO DE RAMOS? Saiba o que pode e o que não pode no DIA DE RAMOS
Neste domingo, 2 de abril, é comemorado o Dia de Ramos; entenda o significado da festa e suas curiosidades
Neste domingo, 2 de abril, é comemorado o Dia de Ramos. Essa é uma festa cristã celebrada nos países com cultura católica, sempre sendo realizada no domingo anterior à Páscoa. Nessa, matéria, você confere:
- Significado do Domingo de Ramos
- O que deve ser feito no Domingo de Ramos
- O que não pode fazer no Domingo de Ramos
Qual é o significado do Domingo de Ramos?
O Domingo de Ramos celebra entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, já no final de seu ministério. O evento é relatado pelos quatro evangelhos canônicos.
A entrada marca o início do período conhecido como Paixão, que culminará com a crucificação e ressurreição de Jesus.
O que deve ser feito no Domingo de Ramos?
Nesta data, os católicos vão à Igreja com ramos de árvores para relembrar a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém.
O Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros para os fiéis reunidos na igreja.
Em essência, quando os ramos de palmeira não estão disponíveis, é perfeitamente aceitável encontrar qualquer tipo de ramo para ajudar a celebrar o Domingo de Ramos. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.
O que não pode fazer no Domingo de Ramos?
Na procissão, é importante que Igreja não somente comemore o santo evento do passado, mas também celebra com louvor e ação de graças a realidade presente, mas também antecipa seu glorioso cumprimento final.
Os ramos não podem ser jogados fora depois da procissão, mas levados para as casas e lá guardados com respeito ou queimados.
Qual o dia de colocar o ramo na porta?
O dia de colocar o ramo na porta é o domingo que antecede a páscoa, porém, não existe nenhuma data definida a respeito desse detalhe. Cada família pode retirar quando acha melhor.
Retirar o ramo da porta não significa que foi retirada a proteção divina do lar. Mas, nas paróquias, assim como em nossos Santuários de Schoenstatt, os ramos são retirados no sábado santo.