ORAÇÃO DOMINGO DE PÁSCOA

ORAÇÃO DOMINGO DE PÁSCOA: Veja orações poderosas para fazer nessa SEMANA SANTA e saiba o SIGNIFICADO do Domingo

Confira orações para finalizar a Semana Santa de forma abençoada

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/04/2023 às 8:08 | Atualizado em 25/03/2024 às 14:42
X

Neste Domingo de Páscoa, 9 de abril, os cristãos celebram a ressureição de Jesus três dias após sua morte. Por isso, é um dos dias mais importantes do ano para a Igreja Católica e Evangélica.

Nesta matéria do JC, você confere orações poderosas para relembrar a tradição religiosa. Confira:

ORAÇÃO DOMINGO DE PÁSCOA

“Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição da carne, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição.

Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram. O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras.

Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso Anjo, nosso Defensor, nos escudará contra todo mal.

Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro, porque os tronos caem, os impérios se sucedem, os prepotentes se calam, os espertos e velhacos tropeçarão e ficarão mudos, mas vós permaneceis conosco para sempre.”

ORAÇÃO DE PÁSCOA

"Jesus Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, pela tua vida e amor, deste-nos a Luz de Nosso Senhor. Na Páscoa o Céu à Terra uniste e os nossos pecados redimiste. Por ti, abriram-se as portas dos Céus. E nós que Te amamos e bendizemos a tua proteção e compaixão agora temos. Que o teu tão puro amor em nós renasça e que das maiores dores nos liberte que haja harmonia e paz com a Tua graça e que o melhor de nós em nós desperte. Amém."

ORAÇÃO SEMANA SANTA

"Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu à Terra uniste, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitiste. Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se, para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus.

De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre.

Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade.

Com Deus e Jesus agora a vida é eterna, aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor.

A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reine entre nós agora e para todo o sempre. Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome."

SEMANA SANTA 2023

  • A semana santa em 2023 ocorre de 2 a 8 de abril. A ordem das datas religiosas são as seguintes:
  • Domingo de Ramos: domingo que antecede o domingo de Páscoa, marca a entrada de Jesus em Jerusalém
  • Quinta-feira santa: Dia da última ceia de Jesus Cristo.
  • Sexta-feira da Paixão: Crucificação.
  • Sábado de Aleluia
  • Domingo de Páscoa: Ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus.

SIGNIFICADO DA SEMANA SANTA

Veja o significado de cada dia do Tríduo Pascal, segundo a Arquidiocese de Olinda e Recife

Significado da Quinta-feira Santa

Experimentamos a união íntima com Deus. Abundância de amor do céu sobre a terra: Pela manhã, Missa do Crisma. O bispo concelebra com o seu presbitério, consagra o Santo Crisma e abençoa os outros óleos, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Celebra-se a unidade da Igreja diocesana, onde o bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.

Pela tarde, Missa da Ceia do Senhor. Inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Comemora-se a Última Ceia. A noite em que Jesus vai ser entregue. Oferece a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho.

Entrega aos Apóstolos para tomarem e também oferecer aos seus sucessores. É amor à Eucaristia que nos foi dada nesse dia. É amor ao Sacerdócio, que é serviço de Amor e nos dá a possibilidade de ter a Eucaristia. Durante a Missa ocorre o Lava-pés, para lembrar o gesto de Jesus, quando lavou os pés dos seus apóstolos. (João 13,1-13).

Significado da Sexta-feira da Paixão

É preciso manter um "silêncio interior", aliado ao jejum e à abstinência de carne. Dia de meditação, de contemplação do amor de Deus que nos deu o Seu Filho único para que, quem n'Ele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).

Neste dia, a Igreja não tem a celebração da Eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar Jesus Abandonado e Crucificado, onde oferece o perdão aos carnífices. Jesus nos dá tudo. Abre o paraíso ao ladrão, dá-nos a Sua Mãe, morre na cruz.

Significado do Sábado Santo

Dia do silêncio. Maria está sozinha, com Seu filho/Deus morto. Uma dor infinita, mas Maria está de pé, tornando-se exemplo sublime, um monumento de todas as virtudes. Ela espera e crê. A Igreja medita e reflete.

Eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude de realização que Cristo semeou, plantou na terra e que no final dos tempos se realizará. A Vigília Pascal conclui o Tríduo.

A celebração tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz; da Palavra; do Batismo e da Eucaristia.

É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração. A Palavra de Deus recorda toda a caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como o verdadeiro Messias Salvador. É o triunfo de Jesus Ressuscitado. Chegamos ao Domingo de Páscoa.

Significado do Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo três dias após a sua morte na Cruz. A Páscoa significa a passagem das trevas para a luz, da morte para a vida. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência.

Tags

Autor