Tiradentes

FERIADO DE TIRADENTES: Quem foi Tiradentes e o que ele fez?

Nesta sexta-feira (21), o Brasil comemora o Dia de Tiradentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Beatriz Galvão

Publicado em 20/04/2023 às 16:49 | Atualizado em 20/04/2023 às 17:02
Notícia
X

Nesta sexta-feira (21), o Brasil comemora o feriado nacional do Dia de Tiradentes. A data faz referência a um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier.

Além de ser um dos líderes da independência do país, Joaquim era um dentista, por isso recebeu o apelido de “Tiradentes”.

O QUE TIRADENTES FEZ?

Tiradentes organizou várias reuniões secretas entre os inconfidentes, para discutir planos para proclamar a independência do país em relação a Portugal. Mas, o movimento foi descoberto pelas autoridades portuguesas e os líderes foram presos e julgados.

Tiradentes acabou sendo condenado à morte por enforcamento, justamente no dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e suas partes expostas em locais públicos.

Amanhã é feriado de quê?

A data é celebrada desde 1965 como o Dia de Tiradentes, em memória ao que lutou pela independência do país.

Hoje em dia, Tiradentes é homenageado em diversas cidades do país, onde existem ruas, praças, escolas e monumentos que levam o seu nome. Além disso, o feriado de 21 de abril é uma oportunidade para os brasileiros pensarem sobre a história e a luta pela independência do país.

 Saiba mais sobre história de Tiradentes: 

Tags

Autor