NOVO CICLONE

CICLONE RIO GRANDE DO SUL: Novo Ciclone vai acontecer quando? Especialista alertam sobre formação do fenômeno natural

Veja o que se sabe sobre a chegada do novo ciclone no Rio Grande do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 24/07/2023 às 19:31 | Atualizado em 24/07/2023 às 21:10
Notícia
X

Com a chegada do tempo frio, especialistas apontam para a possibilidade da formação de um novo ciclone no Rio Grande do Sul. 

Veja abaixo a previsão sobre o fenômeno:

NOVO CICLONE DO RIO GRANDE DO SUL

Segundo a previsão do Climatempo, o novo ciclone não terá ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do país.

No entanto, os ventos devem se formar com velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora sobre a maior parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias, especialmente entre quarta e quinta-feira.

Ainda de acordo com a previsão, na terça (25) a atuação de um cavado - nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há tendência à queda da pressão atmosférica - no Rio Grande do Sul deixa o tempo ainda instável pela região centro e sul do estado.

"Este cavado, que se forma na terça-feira, dá origem na quarta-feira a um novo ciclone. Na quarta-feira, o ciclone atua bem próximo à costa da região Sul - entre o Uruguai e o sul gaúcho, trazendo chuva mais forte para o Rio Grande do Sul", afirma a Climatempo. 

Na quinta ou sexta, deve acontecer o afastamento do ciclone para o mar e o avanço da frente fria. Assim, o Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo mais estável. 

CICLONE CAUSA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL

Gustavo Mansur/ Secom
Coletiva de imprensa com governador em exercício, Gabriel Souza, sobre a passagem do ciclone extratropical no RS - Gustavo Mansur/ Secom
NE10
Sobe para 13 o número de mortos no RS por passagem de ciclone - NE10
GOVERNO DO RS
Caraá, no Rio Grande do Sul, após passagem de ciclone extratropical - GOVERNO DO RS
PREFEITURA POA/DIVULGAÇÃO
Sobe para 13 o número de mortos no RS por passagem de ciclone; mais de 3.700 pessoas estão desabrigadas - PREFEITURA POA/DIVULGAÇÃO
PREFEITURA POA/DIVULGAÇÃO
A passagem de um ciclone extratropical provocou mortes e estragos nos Estados do Sul do País - PREFEITURA POA/DIVULGAÇÃO
NE10
Ciclone extratropical provoca morte de oito pessoas no RS - NE10
PIXABAY
Um ciclone extratropical na costa do Brasil - PIXABAY

A passagem do último ciclone extratropical no Rio Grande do Sul aconteceu no mês de junho deste ano. O fenômeno natural provocou a morte de 13 pessoas, além de chuvas intensas e fortes ventos no sul de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

As tempestades causaram inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, que afetaram 41 cidades gaúchas e 31 catarinenses.


Tags

Autor