ENERGIA APAGÃO NACIONAL: Por que faltou energia no Brasil? Motivo do apagão é revelado
Veja motivo do apagão de energia nacional hoje, 15/08
Um apagão geral foi motivo de transtornos em diversas cidades do Brasil nesta terça-feira (15). A situação acometeu todas as regiões do país, sendo prolongada no Norte e Nordeste.
Veja abaixo o motivo da falta de energia no Brasil hoje:
ENERGIA APAGÃO NACIONAL
A falha gerou transtornos em todo país. O funcionamento em algumas linhas de metrô como em São Paulo e Bahia. Além disso, os hospitais também tiveram serviços comprometidos.
Nas redes sociais, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira informou que o abastecimento foi reestabelecido em todo Brasil por volta das 14h49 desta terça.
QUAIS ESTADOS FALTOU ENERGIA?
Já de acordo com o portal O Tempo, as seguintes localidades presenciaram queda de energia:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Maranhão
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
POR QUE FALTOU ENERGIA NO BRASIL?
A energia deixou de ser fornecida no país devido a um incidente, que ativou o chamado “Esquema Regional de Alívio de Carga” do Operador Nacional. Isso acontece de forma automática e serve para “proteger o sistema elétrico de danos maiores”.
Segundo a ONS, houve a perda de 18.900 mil MW de energia. No entanto, ainda não se sabe o que causou a ação automática.
Confira nota do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) na íntegra:
"O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31min, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões.
Houve pelo menos a perda de 18.900 mil MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05min e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33min. O SIN foi 100% recomposto às 14h49min.
As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."