LUA AZUL AO VIVO

LUA AZUL AO VIVO AGORA: Veja onde assistir à SUPERLUA AZUL HOJE, 30/08, e significado do fenômeno

A noite desta quarta-feira (30) é de Superlua Azul

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Vandré

Publicado em 30/08/2023 às 22:45 | Atualizado em 30/08/2023 às 22:48
X

Com Agência Brasil e AFP

A noite desta quarta-feira (30) é de Superlua Azul. A Blue Moon - termo utilizado para a segunda lua cheia do mês - tem uma versão maior e mais brilhante. É que ela está em seu ponto de órbita mais próximo da Terra, o chamado perigeu.

A maior aproximação entre a Terra e a Lua será às 22h35 - no horário de Brasília - quando a Lua estará a 357.181 quilômetros da Terra. Segundo o Observatório Nacional, a distância média até nosso satélite natural é de cerca de 384.400 quilômetros.

Esse ponto de maior proximidade ocorre quando ela se encontra no perigeu, como na noite de hoje. O ponto mais afastado chama-se apogeu.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta”, explica Josina Nascimento.

Uma boa hora para observar a Superlua é quando ela estiver mais próxima do horizonte, logo após o pôr do sol ou no dia seguinte antes do nascer do Sol. Nessa posição a lua parecerá ainda maior e poderá apresentar belas variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera.

SIGNIFICADO DA SUPERLUA AZUL

Apesar de seu nome, a Lua não estará, de fato, azul. O termo está relacionado à ocorrência de duas luas cheias em um único mês. Isso acontece porque os ciclos lunares são um pouco mais curtos, com 29,5 dias, do que os meses do calendário, que duram 30 ou 31 dias, então é possível que o fenômeno aconteça no início do mês e o outro logo no final.

A origem desta denominação está na expressão centenária utilizada na língua inglesa "once in a blue Moon" ("uma vez à cada Lua azul", em tradução livre), hoje entendida como significando algo muito raro.

É possível, no entanto, que a Lua adquira uma tonalidade azul sob circunstâncias específicas, por exemplo, como resultado de partículas de fumaça ou poeira na atmosfera, como aconteceu após a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883.

PRÓXIMA SUPERLUA AZUL

A última Superlua Azul ocorreu em dezembro de 2009 e a próxima Superlua Azul acontecerá em março de 2037.

Veja detalhes da Superlua Azul 2023:

SUPERLUA AZUL AO VIVO AGORA

O canal Pedalando com a Ciência, no YouTube, transmite ao vivo a Superlua Azul. Acompanhe abaixo:

Tags

Autor