DESASTRE

Sobe para 27 o número de mortes por ciclone no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Estado anunciou nesta quarta-feira, 6, ter encontrado mais seis corpos

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Publicado em 06/09/2023 às 9:06 | Atualizado em 06/09/2023 às 9:07
Notícia
X

As autoridades ainda apuram o tamanho da destruição causada pela passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul entre segunda-feira, 4, e terça, 5.

A Defesa Civil do Estado anunciou nesta quarta-feira, 6, ter encontrado mais seis corpos no município de Roca Sales, elevando o total de óbitos para 27 nas áreas afetadas pelas enchentes no Vale do Taquari. Em Santa Catarina também foi registrada uma vítima fatal.

Resgate

As equipes de resgate têm trabalhado incansavelmente para localizar sobreviventes e recuperar os corpos das vítimas desde o início das enchentes, na madrugada de segunda-feira.

Até terça-feira havia o registro de 21 mortos no Estado gaúcho. Somente no município de Muçum, foram localizados 15 corpos. Mais de 80% da cidade ficou alagada.

"É o maior volume de mortes em um evento climático no Estado do Rio Grande do Sul", disse o governador Eduardo Leite (PSDB), na ocasião

Mais de 4,5 mil pessoas ficaram desalojadas no Rio Grande do Sul Muitas casas sofreram danos por conta da ventania, da chuva forte e da queda de granizo.

Houve queda de energia em dezenas de cidades. Além disso, ainda há muitos pontos de alagamentos. Em Santa Catarina, a Defesa Civil do estado confirmou a ocorrência de um tornado no município de Santa Cecília, na comunidade de Anta Morta.

De acordo com o governo gaúcho, o Rio Taquari inundou as cidades de Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Colinas.

Volume do rio

No momento, o Rio Taquari permanece acima da cota de inundação nas estações Muçum, Encantado e Estrela. Já o Rio Caí ultrapassou esse nível nas cidades de São Sebastião do Caí e Montenegro.

No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil alerta para inundação do Rio Caí, que continua em elevação a partir do município de São Sebastião do Caí. Há risco de deslizamentos de terra, pois o solo continua úmido. Em quase todos esses municípios, famílias estão sendo retiradas de suas casas de forma preventiva.

O estado registrou também queda de granizo, ventos fortes e tempestades, com os chamados transtornos associados (como enxurradas e inundações).

Os estragos ocorreram, principalmente, na região dos Vales, no Norte e na Serra Gaúcha. Em alguns municípios, há pontes submersas ou interditadas. As enxurradas provocaram também a ruptura da ponte que liga Farroupilha a Nova Roma, com a queda de uma das cabeceiras.

No balanço mais recente, a Defesa Civil gaúcha registrou 62 municípios afetados pelas consequências do ciclone extratropical dos últimos dias e estimou em 25.734 o número de pessoas afetadas em todo o estado. No momento, o número de desalojados caiu de 2.649 para 215. A Defesa Civil contabilizou também 309 casas destelhadas e três destruídas.

Tags

Autor