ALERTA ONDA DE CALOR: Nova onda de calor deve fazer alguns locais no País atingirem temperaturas de 45º C; veja onde
O fenômeno que deve levar calor extremo para várias regiões do Brasil; confira mais detalhes sobre a situação
Após uma rápida passagem de uma frente fria recentemente, o que gerou uma queda nas temperaturas na cidade de São Paulo, os primeiros dias da semana devem ser lembrados pelas altas temperaturas em grande parte do Brasil.
Segundo os meteorologistas, existe um alto potencial para quebrar recordes de calor no mês de setembro. Isso se deve ao fato da presença de uma massa de ar extremamente quente que deve se espalhar através de todo o território nacional nos próximos dias.
Inclusive, é esperado que as temperaturas atinjam níveis muito elevados em diversos estados, caracterizando um calor "intenso" ou "extremo", com algo próximo dos 40ºC, conforme indicado pela MetSul Meteorologia.
Veja mais informações ao longo desta matéria
ONDA DE CALOR NO BRASIL 2023: QUAIS ESTADOS SERÃO ATINGIDOS PELO FENÔMENO?
A previsão meteorológica indica que os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão serão atingidos por um período de calor intenso.
Inclusive, condições parecidas de temperatura foram notadas entre setembro e outubro de 2020.
Naquele período, uma área de calor persistente se estabeleceu na região por conta da um padrão de bloqueio atmosférico, resultando em vários dias de calor extremo.
NOVA ONDA DE CALOR: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A ONDA DE CALOR BRASIL
Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de baixa umidade para a maioria do país, abrangendo praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste, além de partes do Nordeste, Norte e Sul do País.
É importante destacar que a temperatura mais alta já oficialmente registrada no Brasil foi de 44,8°C, em Nova Maringá (MT), nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.
Inclusive, a MetSul está antecipando que haverá recordes mensais, e até mesmo absolutos, podem ser quebrados durante este período de calor extremo.