O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o procedimento de colocação de prótese no quadril, no Hospital Sírio-libanês, em Brasília, na sexta-feira (29), para se submeter também a uma cirurgia de blefaroplastia. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (30), pelo Boletim Médico do Sírio Libanês. De menor complexidade, a intervenção se caracteriza pela remoção do excesso de pele nas pálpebras.
O cirurgião plástico Felipe de Bacco, coordenador do núcleo de cirurgia plástica em face da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), explica que a cirurgia pode ser realizada por razões estéticas e/ou reconstrutivas em momentos diferentes ou, às vezes, durante a mesma operação. Quando há excesso de pele ou gordura, a cirurgia pode ser indicada. A blefaroplastia é a cirurgia que trata a forma e o volume das pálpebras superiores e/ou inferiores.
"Esses procedimentos são realizados para amenizar os sinais de envelhecimento que ocorrem nessa região e realçar a estética das pálpebras. O procedimento normalmente envolve o tratamento do excesso de pele palpebral, flacidez palpebral, ptose, septo orbital e gordura orbital. Blefaroplastias envolvem uma combinação de técnicas, aplicadas conforme a necessidade de cada paciente: remoção de pele e gordura, remodelamento (transposição) da gordura periorbirtária, reposicionamento de tecidos e enxertos de gordura”, detalha.
O especialista destaca, ainda, que o procedimento cirúrgico pode ser complementado posteriormente, com tratamento a laser, por exemplo. "Esse tratamento complementar deve ser feito com indicação do médico para trazer um melhor resultado estético, uma vez que o laser pode melhorar a qualidade da pele e ajudar a estimular proteínas de sustentação, como o colágeno", afirma.
REJUVENESCIMENTO E SAÚDE
O desejo de rejuvenescimento não é a única indicação da blefaroplastia, que é feita quando os tecidos ao redor dos olhos perdem a elasticidade e ficam flácidos, deixando o olhar com aspecto caído e cansado, condição comum com o passar da idade. Em alguns casos o excesso de gordura e pele nas pálpebras afeta a qualidade da visão.
No caso do presidente Lula, com 77 anos, o procedimento tratá o benefício da aparência mais jovem, ao lado da Primeira-Dama Janja, 20 anos mais nova que ele. Lula já queria fazer a cirurgia há alguns meses e o procedimento foi feito por uma oftalmologista especialista em plástica ocular.
QUADRIL
No quadril, a cirurgia que Lula fez foi uma artroplastia, que é a substitui a cabeça do fêmur (com diâmetro por volta de 5 cm) por uma prótese. A prótese reproduz a função articular dessa parte do corpo. O problema foi causado por uma artrose, desgaste da cartilagem que fica entre a cabeça do fêmur e a bacia. Lula sofreu um desgaste natural da idade na cartilagem que fica entre o fêmur e a bacia. Cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos têm o problema.
Há aproximadamente um ano o presidente sofria com dor na região do quadril e se submeteu a tratamentos dos mais variados. A expectativa é que dentre de 3 a 4 dias ele deverá ter alta.