OBRA DE MARIA

Emoção e orações pela paz mundial dominam a celebração de Pentecostes em Assis, na Itália

Peregrinos da paz e do amor celebraram a 12ª edição do Congresso Internacional de Pentecostes, promovido pela Comunidade Obra de Maria

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/05/2024 às 13:01 | Atualizado em 21/05/2024 às 15:04
Notícia

Amar, amar e amar. Fazer o bem aos seus, mas, acima de tudo, ao próximo, mesmo desconhecido ou 'esquisito e diferente'. Perseverar e perseverar mais uma vez. Diante dos desafios da vida, da mente, da alma e do corpo. Essas quatro frases resumem bem o significado da celebração de Pentecostes, realizada neste sábado e domingo (18 e 19/5), em Assis, na Itália.

A celebração faz parte do Congresso Internacional de Pentecostes, que chega a sua 12ª edição, organizado pela Comunidade Católica Obra de Maria, fundada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Com mais de cinco mil voluntários e missionários, a comunidade iniciada no ano de 1990 se expandiu pelos continentes e, hoje, tem representantes em 46 países, sendo 24 deles na África.

Por dois dias, especialmente no domingo - ápice do evento - a fé e a emoção tomaram conta do público, estimado em 1.500 pessoas. A religiosidade e a esperança em dias melhores - num Brasil menos dividido politicamente e mais justo socialmente, e o fim das recentes guerras e conflitos mundiais (Rússia e Ucrânia, e Hamas e Israel) - eram quase palpáveis no Teatro Scopriano Carte, em Santa Maria dos Anjos (Santa Maria degli Angeli), cidade ao lado de Assis e onde aconteceu o fechamento da celebração de Pentecostes.

DEVOÇÃO, APELOS E AGRADECIMENTOS

Roberta Soares/JC
Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim, fundadores da Canção Nova, ladeando Gilberto Barbosa (Obra de Maria), o frei Gilson e o padre Fábio de Melo - Roberta Soares/JC
Roberta Soares/JC
Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim, fundadores da Canção Nova, ladeando Gilberto Barbosa (Obra de Maria), o frei Gilson e o padre Fábio de Melo - Roberta Soares/JC

Foram dois dias de devoção, de religiosidade e, principalmente, de pedidos e agradecimentos. Como os feitos por Rosana Maria de Almeida Oliveira, que veio de Fortaleza (CE) para participar do Pentecostes em Assis. Cadeirante, Rosana se destacava entre os peregrinos pela fé e entrega demonstradas durante as 13h do segundo dia do evento.

“Eu recebi a efusão do Espírito Santo em 2007, um ano depois do falecimento da minha mãe. Não era de igreja, não pertencia a ela. Mas de lá para cá, Deus mudou a minha vida completamente. Hoje, sou coordenadora de um grupo de oração em Fortaleza, da Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria. Por isso, vim para agradecer toda essa mudança realizada em minha vida”, afirmou.

Roberta Soares/JC
Rosana Maria de Almeida Oliveira (cadeirante à esquerda), que veio de Fortaleza (CE) para participar do Pentecostes em Assis - Roberta Soares/JC
Roberta Soares/JC
Rosana Maria de Almeida Oliveira, que veio de Fortaleza (CE) para participar do Pentecostes em Assis - Roberta Soares/JC

A FORÇA DO BEATO CARLO ACUTIS

Um dos momentos mais emocionantes do segundo e último dia do 12º Congresso Internacional de Pentecostes foi a participação surpresa de Antonia Acutis, mãe do beato Carlo Acutis, adolescente católico italiano, nascido no Reino Unido, que faleceu de leucemia em 2006, aos 15 anos, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020.

Carlo Acutis ficou conhecido por documentar milagres eucarísticos e as aparições da Virgem Maria pelo mundo, publicando-as em um site próprio. A Eucaristia, inclusive, se tornou tema central de sua vida, conseguindo evangelizar muitas pessoas, entre eles jovens.

Roberta Soares/JC
Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria, e Antonia Acutis, mãe do beato Carlo Acutis - Roberta Soares/JC
Reprodução
beato Carlo Acutis, adolescente católico italiano, nascido no Reino Unido, que faleceu de leucemia em 2006, aos 15 anos, e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020 - Reprodução

“Meu filho adorou o Espírito Santo a cada dia de sua vida e buscou viver cada dia como se fosse o último. Me ensinou que, quem tem medo de morrer não tem fé. O Espírito Santo e o Sacramento são os remédios do mundo”, afirmou Antônia Acutis.

E seguiu, enviando uma mensagem a todas as mães que já perderam seus filhos: “Nossos filhos estão no paraíso. Não temos o que temer porque eles estão com o Senhor. Nossos filhos estão no que existe de mais belo no mundo”, enfatizou.

O corpo de Carlo Acutis, que ficou conhecido como o “santo blogueiro”, está exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), em Assis.

PADRES E FREIS FAMOSOS, MUITA MÚSICA E ALEGRIA

Roberta Soares/JC
Frei Gilson durante o 12º Congresso Internacional de Pentecostes, em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC

Os padres e freis cantores e, por isso, famosos no mundo religioso da internet, foram atrações à parte da comemoração de Pentecostes. Cantaram, evangelizaram e estimularam os peregrinos a amarem ao próximo, sem julgar os diferentes e sendo capazes de acolhê-los.

Como já tem sido comum em suas mensagens, o padre Fábio de Melo foi o que mais se aprofundou na discussão. “Não rejeite o diferente. Ao contrário, acolha. É isso que Jesus Cristo quer e nos ensinou. Ou eu odeio ou eu sou cristão. Não dá para ser os dois”, pediu.

E seguiu evangelizando: “Eu gostaria muito de acabar com a guerra no Oriente Médio, mas não posso. Mas posso fazer muito entre os meus, na minha comunidade, porque todos nós temos uma Faixa de Gaza em casa. E Jesus disse e não vai mudar uma vírgula disso: amais uns aos outros como eu os amei. Precisamos levar um estado de paz aos nossos. Não podemos ser cristãos de fachada”, afirmou.

Roberta Soares/JC Imagem
Padre Fábio de Melo durante o 12º Congresso Internacional de Pentecostes, em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC Imagem
Roberta Soares/JC Imagem
Padre Fábio de Melo no Pentecostes em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC Imagem

Frei Gilson, outro sucesso da evangelização, lembrou que o Pentecostes é uma das celebrações mais importantes na igreja porque significa o espírito de Jesus descendo entre os homens. “Jesus sobe aos céus, se afasta de sua igreja, mas promete derramar o Espírito Santo para que ele permaneça em nós. Portanto, Pentecostes é um evento de unidade, onde tudo que o Espírito tem, que é paz, amor, alegria, harmonia, bondade, é derramado sobre nós”, ensinou.

“E celebrar Pentecostes em Assis é algo muito especial. Um lugar de tanta santidade, a terra de Francisco de Assis, de Santa Clara. E aqui nós rezamos pelo mundo, pela paz, para que o Espírito Santo seja derramado, para que cause união e renovação nas pessoas. Isso porque, sem o Espírito Santo, pode aflorar o que há de pior em nós. O ser humano sem Deus pode ser muito ruim. Enquanto que o ser humano com Deus, com o Espírito Santo, torna-se uma pessoa agradável, amorosa, bondosa. Clamar o Espírito Santo é dizer: sozinho eu não posso, sozinho eu não sou capaz”, finalizou.

Roberta Soares/JC Imagem
Padre Reginaldo Manzotti também participou do Pentecostes em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC Imagem
Roberta Soares/JC Imagem
Padre Reginaldo Manzotti no Pentecostes em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC Imagem

Por fim, o padre Reginaldo Manzotti destacou a predominância da busca pela paz nesta 12ª edição do Congresso Internacional de Pentecostes, realizado pela Obra de Maria. “Eu percebo que as pessoas têm muita necessidade de se encontrar com Deus e, a cada peregrinação, Deus tem dado palavras chaves. E eu creio que a palavra desse ano é paz. E como nós estamos precisando de paz”, afirmou.

“Precisamos de paz no Oriente Médio, mas também de paz em meio à tanta guerrilha nas redes sociais. Usei a palavra guerrilha porque estamos vindo de um período terrível em que famílias brigaram devido à política no Brasil. Os políticos passaram, mas a raiva e o rancor ficaram. Por isso Deus veio trazer a paz”, disse.

GUERRA AFASTA OS PEREGRINOS

Roberta Soares/JC
Devido ao conflito entre o Hamas e Israel, o Congresso Internacional de Pentecostes foi transferido da Terra Santa para Assis, na Itália - Roberta Soares/JC

As guerras, inclusive, foram a razão de o 12º Congresso Internacional de Pentecostes não ter acontecido em Jerusalém e Belém, cidades sagradas que são responsáveis por 80% das peregrinações religiosas da Obra de Maria no mundo.

Assis, conhecida como a cidade da paz, foi escolhida exatamente devido ao conflito entre o Hamas e Israel, na Faixa de Gaza, o que impossibilitou a realização do Congresso Internacional de Pentecostes na Terra Santa.

O conflito, deflagrado desde 7 de outubro de 2023, a partir do ataque do Hamas a Israel na região de Gaza, tem gerado preocupações em todo o mundo devido à escalada de violência e ao impacto humanitário.

O conflito, marcado por ataques aéreos, bombardeios e confrontos terrestres, já provocou a morte de 1.500 civis, além de deslocamentos em massa e danos materiais significativos.

CONHEÇA A OBRA DE MARIA

Roberta Soares/JC
12º Congresso Internacional de Pentecostes, em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC

A Comunidade Católica Obra de Maria, com sede na cidade de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, tem como missão levar os ensinamentos da Virgem Maria para o mundo. Dentre esses ensinamentos, estão a caridade e a solidariedade como princípios básicos de trabalho e convivência. Com mais de 5 mil voluntários e missionários, a comunidade iniciada no ano de 1990 se expandiu pelos continentes e, hoje, está localizada através de seus representantes em 46 países, sendo 24 deles na África.

Fundada por Gilberto Gomes Barbosa e Maria Salomé, a Obra de Maria começou com sete jovens e atuando com ações evangelizadoras e também com obras sociais, com a construção de creches, escolas, internatos, hospitais e centros de reabilitação, sendo reconhecido pelo Vaticano e sua maior autoridade católica, o Papa.

A arrecadação para manter os projetos sociais vem da organização de eventos e projetos, como o Congresso Internacional de Pentecostes, que tem sua renda revertida para ajudar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, promovendo não só sua reintegração, mas também a sua dignidade perante a sociedade.

*A jornalista viajou à Itália a convite da Obra de Maria

 

Roberta Soares/JC Imagem
Padre Reginaldo Manzotti no Pentecostes em Assis, na Itália - Roberta Soares/JC Imagem

Tags

Autor