TRÁFICO

PF destrói 255 hectares de plantações de maconha na fronteira com Paraguai

Ação foi desenvolvida por meio da cooperação policial internacional entre as duas nações

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 09/06/2024 às 16:47
Notícia

A Polícia Federal, com o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), destruiu ao menos 255 hectares de plantações de maconha na sexta-feira, 7, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Na última semana, foi concluída a 44ª fase da Operação Nova Aliança, sendo a terceira realizada neste ano. A ação foi desenvolvida por meio da cooperação policial internacional entre as duas nações.

Nesta etapa, também foram apreendidos outros 55.630 quilos do entorpecente pronto para o consumo, totalizando o equivalente a 820.630 kg da droga retirados de circulação. Também foram destruídos 121 acampamentos que serviam de base para os traficantes, de acordo com a PF.

Cooperação contra o tráfico

Além da Polícia Federal e do Senad, a operação conta com o apoio do Ministério Público, da Força-Tarefa Conjunta (FTC) e da Força Aérea do Paraguai.

"A PF auxilia no custeio da iniciativa e nos trabalhos de inteligência, além de fornecer apoio com aeronaves para deslocamento de pessoal às áreas de mais difícil acesso, locais em que o entorpecente é cultivado", diz a instituição federal.

Conforme a PF, o foco dos trabalhos é combater o narcotráfico na origem das atividades ilícitas. "Também minimizar os custos que seriam aplicados posteriormente em persecuções criminais antidrogas caso o entorpecente erradicado entrasse em circulação", afirma.

Segundo a Senad, a operação foi criada a partir de acordo de cooperação entre a secretaria paraguaia e a Polícia Federal brasileira, com o entendimento de responsabilidade compartilhada no combate ao crime organizado.

Tags

Autor