Chuva forte castigou, além do Recife, outras capitais do Nordeste
João Pessoa, Maceió e Natal registraram chuvas intensas ente a quarta-feira (5) e a quinta-feira (6). Em Natal, engorda da praia de Ponta Negra alagou
Publicado em 06/02/2025 às 21:22
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Além do Recife, as chuvas intensas também castigaram outras capitais do Nordeste. Em Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN), a população enfrentou transtornos com ruas alagadas e inundações de casas. Na capital potiguar, o principal cartão-postal da cidade, a praia de Ponta Negra, registrou a abertura de uma vala, na área onde está sendo realizada uma engorda, provocando alagamentos.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos de Natal, Thiago Mesquita, a intervenção de pessoas que teriam aberto pequenas valas para que a água alagada na areia corresse para o mar provocou uma voçoroca, uma espécie de vala maior, que se abriu na área de engorda da praia de Ponta Negra, perto do Morro do Careca. De acordo com ele, com a correnteza, a voçoroca tomou proporções maiores. A prefeitura diz que pedirá uma investigação do caso, que classificou como crime ambiental.
CHUVA EM JOÃO PESSOA
João Pessoa registrou quase 200 milímetros de chuvas em 72 horas. O volume esperado para fevereiro era de 106,2 mm, seguindo a média histórica. O maior índice de chuvas foi registrado no Grotão, com 191,4 mm, seguido do Centro, com 152 mm e Manaíra, com 126 mm.
CHUVA EM MACEIÓ
Já em Maceió, nas últimas 24 horas, houve o registro de 66 mm de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O volume de chuva esperado para o mês de fevereiro é de, historicamente, 80,2 mm. A chuva forte que atingiu a capital alagoana desde essa quarta-feira (5) deixou duas pessoas feridas e cerca de 30 desalojadas