Incêndio atinge fábrica que fornece materiais para escolas de samba do Rio de Janeiro

O local estava com dezenas de funcionários quando as chamas começaram; cerca de 60% dos tecidos usados em fantasias da Série Oura estão na fábrica

Publicado em 12/02/2025 às 8:55 | Atualizado em 12/02/2025 às 12:12
Google News

A fábrica Maximus Confecções, que fornece grande parte dos materiais de carnaval para escolas de samba do Rio de Janeiro sofreu um incêndio na manhã desta quarta-feira (12). O local, que fica bairro de Ramos, na Zona Norte da cidade, estava com dezenas de funcionários no momento em que fogo começou.

Segundo o governador do Rio, Cláudio Castro, cerca de 21 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Doze delas foram encaminhadas para hospitais da região e nove se encontram em estado grave.

Em entrevista à TV Globo, sobreviventes disseram que cerca de 30 pessoas dormiam na fábrica quando as chamas começaram, mas o local poderia ter até 100 pessoas. Eles relataram que a fábrica trabalha 24h por dia nesta reta final para o carnaval.

Diretores de escolas de samba do Rio estimam que em torno de 60% dos tecidos usados para confeccionar camisas e fantasias dos integrantes da Série Ouro são dessa fábrica. 

A Série Ouro é a segunda divisão do carnaval do Rio. O presidente da LigaRJ, Hugo Júnior, responsável pela série, afirmou que “tudo indica que a perda de material foi total”.

Escolas de samba se pronunciam

A escola de samba Império Serrano disse, em nota, que “lamenta profundamente” o incêndio e que está focada em “garantir a segurança de todos os envolvidos”. Toda a produção das fantasias da escola para o Carnaval 2025 se encontra na fábrica.

Confira a nota:

Também em nota, a Unidos da Ponte lamentou o ocorrido e disse que toda sua produção de fantasias está na fábrica. "É de extrema importância garantir a segurança de todos que estavam no local", diz o texto.

A Liga RJ, responsável pelas agremiações da Série Ouro, disse que recebe com “profunda preocupação” a notícia do incêndio na Fábrica Maximus, que “desempenha um papel fundamental de fornecimento de materiais para as escolas de samba”.

A entidade diz que o incêndio “atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia de produtiva”. A liga informa que vai convocar com urgência uma Assembleia Extraordinária para avaliar a situação.

 

*Em atualização

 

Tags

Autor