Feriadão

Saiba o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa 2019

Devido aos feriados da Semana Santa, muitos serviços públicos e privados terão seus horários de funcionamento alterados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/04/2019 às 14:45
FELIPE RIBEIRO / JC IMAGEM
Devido aos feriados da Semana Santa, muitos serviços públicos e privados terão seus horários de funcionamento alterados - FOTO: FELIPE RIBEIRO / JC IMAGEM
Leitura:

Nesta quinta-feira (18) começam as celebrações da Semana Santa em todo o país. Até o domingo de Páscoa (21), muitos serviços públicos e privados da Região Metropolitana do Recife estarão com seus horários de funcionamento alterados. Confira abaixo o que abre e o que fecha neste feriadão.

Lojas do Centro

O comércio no Centro da Capital opera normalmente na próxima quinta-feira (18) e no sábado (20). Na Sexta-feira Santa (19) as lojas não abrirão. Já no Domingo de Páscoa (21), o funcionamento no Centro será facultativo.

Shoppings

Todos os Shoppings da Região Metropolitana do Recife funcionam normalmente nesta quinta-feira (18).

Na Sexta-feira Santa (19), os Shoppings Recife e Tacaruna estarão operando com o funcionamento das Lojas âncoras e megalojas (No Recife o funcionamento das outras lojas é facultativo), além da praça de alimentação e lazer – das 12h às 21h - e do cinema conforme programação dos filmes em cartaz. No sábado (20), os malls estarão funcionando normalmente. Já no domingo operam com o horário reduzido, das 12h às 21h.

As lojas do Shopping Guararapes funcionaram com ponto facultativo na sexta-feira (19), das 12h às 21h - exceto o Hiper Bompreço e Lojas Americanas, que funcionam das 8h às 20h. No sábado e domingo o funcionamento será normal.

No Plaza as lojas estarão fechadas na sexta-feira (18). A Praça de alimentação e o Game Station abrem das 12h às 21h. No sábado (20) e domingo (21)  as lojas do centro de compras abrem às 10h, com fechamento no horário convencional.

RioMar Shopping funciona em horários especial nesta sexta-feira (19), com megalojas e âncoras abrindo das 12 às 21h;  restaurantes funcionam das 11h30 às 22h; demais lojas têm funcionamento facultativo. Os espaços de lazer funcionam normalmente. Clique aqui e saiba quais lojas vão funcionar no feriado.

O Shopping Boa Vista só estará operando com as lojas Le Biscuit, Cacau Show, Lojas Americanas e Planeta Bombom nesta sexta-feira (18), das 11h às 19h. No sábado e no domingo o shopping estará aberto.

O Paulista North Way Shopping estará com as lojas em funcionamento facultativo nesta sexta-feira (19), das 12h às 21h. Alimentação e lazer estarão disponíveis no mesmo horário. O cinema funcionará conforme programação dos filmes. No sábado e no domingo o horário de atividades no shopping continua das 12h às 21h.

No Camará as lojas não funcionarão na sexta-feira (19), com exceção da Le Biscuit e Lojas Americanas, que abrem das 12h às 22h. As praças de Alimentação e Lazer estarão abertas das 10h às 22h. O Shopping estará operando no sábado e no domingo.

O Patteo funcionará das 12h às 21h na Sexta-feira Santa (19) e no domingo (21). No sábado, o funcionamento será em horário normal.

O Shopping Paço Alfândega só terá a praça de alimentação funcionando nesta sexta-feira (19), das 11h às 20h. O mall funciona normalmente no sábado. Já no domingo, as atividades terão horário reduzido, sendo das 11h às 20h.

Bancos

As agência bancárias do Estado não terão expediente nesta sexta-feira (19), retornando às atividades normais na próxima segunda (22).

Detran

Todas as unidades do Departamento de Trânsito de Pernambuco estarão fechadas a partir desta quinta-feira (18). O retorno no atendimento ao público será na segunda-feira (22). Já as operações de trânsito seguem com o seu funcionamento normal durante o feriadão.

Expresso Cidadão e Atendimento ao Contribuinte

Também não haverá expediente no Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, bairro do Recife, na quinta-feira (18). As atividades na unidade só retornarão na próxima segunda-feira (22). O Expresso Cidadão também ficará fechado nestes dias.

Mercados e Feiras Públicas

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informou que os Mercados e Feiras Públicas da Capital estarão funcionando na quinta-feira (18) e no sábado (20). Na sexta-feira (19) e no Domingo de Páscoa funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona na sexta-feira (19). A Csurb ressalta que a abertura dos boxes é opcional e, portanto, definida pelos permissionários.

Turismo e Lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível dois dias neste feriadão da Semana Santa. Nos dias 19 e 21 (sexta-feira e domingo), os percursos exclusivos para bikes estarão montados, oferecendo um passeio por atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias também estará acontecendo o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem - Trecho onde a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

O ''Olha! Recife'' estará de recesso nos dias do feriado. Os parques Santana e Macaxeira estarão funcionando normalmente. O Museu da Cidade do Recife estará aberto durante toda a semana com a exposição ''Cinco Pontas'', à exceção da Sexta-feira da Paixão (14). Os horários são das 9h às 17h no sábado, e das 9h às 16h no domingo.

No Marco Zero a programação cultural fica por conta do espetáculo gratuito ''Jesus, a luz do mundo'', que será apresentado nos próximos dias 19, 20 e 21, às 18h. Ainda no bairro do Recife, o Paço do Frevo estará aberto e repleto de programações durante todos os dias deste feriadão.

Parques

O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste da cidade, abre as portas para o público durante a Semana Santa. Na quinta (18), sexta (19), sábado (20) e domingo (21), o equipamento público de lazer, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30.  Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada. No Econúcleo Jaqueira, Zona Norte da cidade, o equipamento de educação ambiental funciona nesta quinta (18), sexta (19), sábado (20), das 9h às 17h.

Saúde

Durante o feriado da Semana Santa, nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (22).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará quinta, sexta, sábado e domingo, das 8h às 12h, para os moradores do Recife que já estão em tratamento (doses subsequentes). O serviço será retomado na segunda (22).

Em Olinda, quem precisar de atendimento médico durante o feriado deverá procurar a UPA da PE-15, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos - com emergência adulto/infantil durante 24h - além do Hospital Tricentenário, no Bairro Novo, que também vai atender 24h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado  nos dias 18 e 19, feriado da Semana Santa. Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (22) de abril.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

Direitos Humanos e Inclusão Social

O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados nos dias deste feriadão.

O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta-feira (19), no sábado (20) e no domingo (21).

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade, Afogados e Rio Branco funcionam até a quarta (17) e reabrem na segunda (22).

Compaz

Os Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) vão estar fechados da quinta (18) ao domingo (21), retomando as atividades na terça (23), já que segunda o funcionamento é só interno.

Assistência Social

Não funcionarão, durante o feriadão da Semana Santa, quinta-feira (18) e sexta-feira (19), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas.

Últimas notícias