animais em extinção

Três peixes-bois do oceanário de Itamaracá serão soltos para perpetuar a espécie

Sereno, Fontinho e Pintado serão levados para Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, onde conviverão com outros peixes-bois

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/10/2011 às 18:38
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Sereno, Fontinho e Pintado serão levados para Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, onde conviverão com outros peixes-bois - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Três peixes-bois do Centro de Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá, no Grande Recife, serão soltos na natureza entre a noite de segunda-feira (10) e a manhã de terça (11) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Um deles está há seis anos em observação no oceanário.

O bicho é um dos mais ameaçados de extinção. Estima-se que, hoje, só existam 500 na natureza. Por isso, a soltura é estratégica. O objetivo é tirar do isolamento genético a população nativa de peixes-bois de Alagoas. Com a chegada dos animais vindos de Itamaracá, estimula-se o cruzamento entre os dois grupos, o que permite o aumento da variabilidade genética da espécie.

Os animais serão retirados por meio de guindastes e levados, em piscinas gigantes dentro de caminhões, até Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. Lá, serão soltos numa área natural cercada, na foz do rio Tatuamunha, onde passarão por uma fase de adaptação antes de ganhar a liberdade total. Quando adultos, chegam a medir quatro metros e pesar mais de meia tonelada.

» Conheça cada um dos animais que serão soltos:

Sereno - Nasceu em 14 de março de 2004, no oceanário do CMA. Apresenta mancha branca na região do ventre. Filho dos peixes-bois marinho Sereia e Netuno.

Fontinho - Resgatado em 2 de outubro de 2008 na Praia das Fontes, no Ceará. Foi reabilitado no oceanário de Itamaracá e está apto para translocação e soltura em termos de tamanho, comportamento, saúde e genética, tendo mesmas características genéticas dos animais que habitam o litoral de Alagoas.

Pintado - Foi resgatado no dia 27 de março de 2009, na Praia de Morro Pintado, no Rio Grande do Norte. Também tem mancha branca na região do ventre. Foi reabilitado no oceanário em Itamaracá e, assim como Fontinho, está apto para translocação e soltura.

Com informações da assessoria de imprensa do ICMBio.

Últimas notícias