PRESERVAÇÃO

Lontras são encontradas em rios da caatinga

Doutoranda em biologia constatou presença do mamífero em áreas onde ainda não havia registro dele

Claudia Parente
Cadastrado por
Claudia Parente
Publicado em 08/03/2015 às 8:01
Cepan/Divulgação
Doutoranda em biologia constatou presença do mamífero em áreas onde ainda não havia registro dele - FOTO: Cepan/Divulgação
Leitura:

Animal pouco conhecido no Nordeste, a lontra (Lontra longicaudis) não era identificada na região nos mapas de distribuição das espécies, elaborados pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) e pelo Ministério do Meio Ambiente. Mas uma pesquisa feita por uma doutoranda em biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) constatou a presença do mamífero até em áreas de caatinga, onde não havia registro oficial.

“Como é um animal semiaquático, que ocorre principalmente na mata atlântica, não esperávamos encontrá-lo em regiões mais áridas”, confessa a bióloga Patrícia Rosas Ribeiro, autora do projeto. Ela explica que resolveu pesquisar a lontra porque há poucas informações sobre esse mamífero, fato que prejudica as estratégias de conservação. 

O animal é tão desconhecido que não possui sequer classificação na Lista das Espécies Ameaçadas, elaborada pelo ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente. Está enquadrado na categoria Dados Deficientes (DD). “Nossa proposta é identificar onde a lontra ocorre na região e por que para atualizar as informações”, informa Patrícia. “Talvez, num estudo futuro, possamos estimar a população.” 

 

Leia mais na edição digital do JC deste domingo (8)

Últimas notícias