astronomia

Aula mais pertinho do céu

Grupo vai a escolas públicas da RMR fazer palestras e sessões de observação com telescópios

Valéria Oliveira
Cadastrado por
Valéria Oliveira
Publicado em 29/05/2015 às 11:30
Foto: Divulgação
Grupo vai a escolas públicas da RMR fazer palestras e sessões de observação com telescópios - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Por que é mais fácil ver estrelas no campo? Qual é o telescópio mais poderoso da Terra? Qual é o real formato das estrelas? Foi com a proposta de esclarecer dúvidas como estas e difundir o curioso mundo dos astros que o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astro-PE) criou o projeto Lua na Praça. A iniciativa consiste na realização de palestras educativas e sessões gratuitas de observação do céu em escolas públicas da Região Metropolitana. O objetivo: levar conhecimento astronômico para as salas de aula e alcançar moradores de comunidades vizinhas.

A primeira instituição de ensino contemplada com o projeto foi a Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Porta Larga, Jaboatão dos Guararapes. Ontem, estudantes e moradores da área puderam observar a Lua e os principais corpos celestes com o auxílio de telescópios. A ação foi acompanhada por astrônomos e pela equipe de monitores do Astro-PE. Também está prevista palestra educativa. “Nosso objetivo é atender alunos da instituição de ensino e também a comunidade do entorno, esclarecendo dúvidas e explicando sobre os fenômenos astronômicos”, explica o astrônomo James Solon, fundador da Astro-PE.

Segundo James Solon, a expectativa é de que, além de divulgar a astronomia, o projeto sirva para despertar a importância dessa área de estudo. “A ideia é incentivar a criação de grupos de astronomia nas escolas, para que se torne uma aprendizagem contínua. Desta forma, os alunos vão conhecer mais sobre essa ciência e, consequentemente, compreender melhor os fenômenos que acontecem ao nosso redor”, afirma o astrônomo.

A observação de ontem aconteceu no pátio da Escola Bartolomeu de Gusmão, na Rua Cosmorama, em Porta Larga. A atividade é aberta ao público. As escolas que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato com os organizadores pelo número (81) 8704-4068 ou pelo e-mail [email protected].

AÇÕES - Fundado há pouco mais de um ano, o Astro-PE promove uma série de atividades voltadas à divulgação da astronomia nas escolas do Grande Recife. São feitas palestras, aulas interativas, exposições temáticas, além de exibição de filmes sobre astronomia em tecnologia 3D. O grupo dá suporte em feiras de conhecimento científico. Mais informações sobre o Astro-PE podem ser obtidas no endereço eletrônico https://www.astrope.com.br/.

Últimas notícias