Polo Astronômico

Itacuruba quer se consolidar como polo astronômico em Pernambuco

A proposta do polo astronômico no município, situado no Sertão do Estado, será discutida numa reunião no Espaço Ciência, em Olinda

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 17/04/2017 às 12:56
Foto: Divulgação/Espaço Ciência
A proposta do polo astronômico no município, situado no Sertão do Estado, será discutida numa reunião no Espaço Ciência, em Olinda - FOTO: Foto: Divulgação/Espaço Ciência
Leitura:

O Espaço Ciência e representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco reúnem-se nesta terça-feira (18) com o prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, para discutir projeto de consolidação do município como polo astronômico. Desde a última quinta-feira (13), Itacuruba passou a nomear o asteroide 10468, graças às pesquisas realizadas no Observatório Astronômico que funciona na cidade, localizada no Sertão de Pernambuco. A reunião será às 10h na sede do Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, no Grande Recife.

A proposta do Espaço Ciência e da prefeitura é aproveitar o potencial do município para observações celestes e instalar o polo astronômico. "A ideia é sensibilizar a população quanto ao potencial de sua cidade, consolidando Itacuruba como um polo de educação, cultura e lazer associados à astronomia. Isso deverá atrair pesquisadores e curiosos para as observações e atividades que serão desenvolvidas no local”, explica o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Nesse sentido, serão realizadas exposições permanentes e itinerantes, a exemplo de planetário inflável, relógio solar e observatório indígena, e atividades de divulgação da astronomia com observações diurna e noturna. De acordo com Antônio Carlos Pavão, o Observatório Astronômico de Itacuruba tem importância internacional pelo trabalho que desenvolve, com o Projeto Impacton. "Eles analisam e monitoram os asteroides, objetos de possíveis impactos na Terra."

Um dos assuntos da reunião, na qual será debatida a proposta do polo astronômico, é a readaptação da iluminação pública da cidade, para eliminar riscos de interferência na visão do céu noturno. “Nosso Sertão já permite uma visão privilegiada. Mas podemos avançar e chamar a atenção para a importância da preservação do céu noturno”, ressalta Pavão.

ASTEROIDE

O asteroide 10468, descoberto em 1981, ganhou o nome de Itacuruba durante o congresso científico Asteroids, Comets, Meteors (ACM), realizado no Uruguai. A novidade ajuda a dar visibilidade ao município e cria um ambiente favorável à implantação do projeto, na avaliação do Espaço Ciência.

O nome foi sugerido pela equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), numa homenagem a Itacuruba, o futuro polo astronômico do Sertão pernambucano. O asteroide Itacuruba está localizado no cinturão principal de asteroides, região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter. Tem um período orbital de 3,58 anos em torno do Sol e um tamanho estimado entre 2 a 5 km de diâmetro.

OASI

O Espaço Ciência acompanha a implantação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) desde as primeiras discussões, em 2003, quando o governo federal lançou edital para execução de projeto de monitoramento dos asteroides que pudessem oferecer riscos à Terra, marcando o início do projeto Impacton. “Para se ter uma ideia, todo o Hemisfério Sul só tinha um projeto de observação de asteroides, que era na Austrália”, explica o astrofísico Antonio Carlos Miranda.

A escolha da cidade para sediar o projeto, após várias visitas técnicas, teve dois motivos principais: “O céu escuro e o clima seco facilitam as observações, pois as moléculas de água podem absorver a luz”, explica o astrofísico. O Observatório Astronômico de Itacuruba, que entrou em funcionamento em 2011, recebeu em 2016 certificado da Agência Espacial Europeia (ESA)) por ter sido o único a observar um asteroide que passou bem próximo à Terra.

Últimas notícias