Baleia-azul

Baleia-azul não é suicida. Conheça o animal que dá nome ao jogo

Baleia-azul é o maior animal que já existiu na Terra e está ameaçada de extinção

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/04/2017 às 19:40
Tato Rocha/JC Imagem
Baleia-azul é o maior animal que já existiu na Terra e está ameaçada de extinção - FOTO: Tato Rocha/JC Imagem
Leitura:

A baleia-azul é um dos animais mais interessantes do mundo. Estes seres são os maiores que já existiram na Terra, podendo chegar até 30 metros de comprimento e pesar 177 toneladas. Mas não foram suas características físicas que fizeram o mamífero, que está ameaçado de extinção, ser bastante falado no Brasil nos últimos dias.

O animal ganhou bastante repercussão após a popularização do polêmico "Jogo da baleia-azul". O jogo, que supostamente teria surgido em 2015 na Rússia, gerou uma série de automutilações a adolescentes, levando alguns até mesmo a cometerem suicídio.

Tendência suicida das baleias é um mito

O nome da baleia-azul teria servido de referência para os criadores do jogo por conta da crença de que as baleias possuem tendências suicidas. Este senso comum surgiu por conta dos episódios envolvendo o encalhamento desses animais em praias, o que seria uma tentativa de suicídio.

Biólogos, no entanto, descartam a hipótese de uma tendência suicida entre as baleias. De acordo com os profissionais, o encalhamento das baleias não ocorrem de maneira intencional, o que impede que o ato seja considerado uma tentativa de suicídio.

Até hoje, não existem explicações sobre o porquê desses encalhes ocorrerem. Uma das hipóteses é de que as baleias, ao adoecerem, procuram por segurança em águas mais rasas. Por serem animais que vivem em conjunto, outras baleias seguem estes animais doentes, aumentando o número de seres que correm risco de encalhar.

Até o início do século XX, as baleias-azuis habitavam quase todos os oceanos do mundo. No entanto, o aumento da caça levou a diminuição no número das espécies. Hoje, os maiores agrupamentos do animal estão localizados nas águas frias do Pacífico e da Antártida.

Além de se destacarem por seu tamanho, o som realizado pelas baleias-azuis também chama bastante atenção. O animal pode emitir um ruído de até 188 decibéis, que podem ser ouvidos a mais de 800km de distância. Elas se alimentam de pequenos peixes e lulas e, através de seu espiráculo, podem produzir jatos de água com uma altura de 9m de altura.

Últimas notícias