Espaço Ciência

Espaço Ciência abre exposição sobre a luz na Semana da Energia

A mostra De Olho na Luz foi organizada pelo Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 18/05/2017 às 14:58
Foto: Divulgação/Espaço Ciência
A mostra De Olho na Luz foi organizada pelo Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda - FOTO: Foto: Divulgação/Espaço Ciência
Leitura:

O Espaço Ciência inaugura nesta segunda (22/05), durante a abertura da Semana da Energia, a exposição De Olho na Luz. Cada experimento que será apresentado – sombras coloridas, laser show, labirinto de lasers, hologramas, fibras óticas – é um convite ao público para embarcar num universo lúdico e compreender melhor o que é a luz.

Um salão de 200 metros quadrados do Espaço Ciência será transformado em uma área performática no qual as luzes, imagens e cores são protagonistas. A sensação de passar da luz à escuridão, de brincar com suas sombras coloridas, de tocar em fibras óticas ou observar o efeito de luz negra são algumas das estratégias que permitem às pessoas uma experiência sensorial com os conceitos relacionados à óptica.

Os visitantes também poderão aprender sobre a formação das imagens como se estivessem dentro de uma câmara fotográfica. Ou atravessar um labirinto de lasers que ao serem tocados fazem soar uma campainha, como no filme Missão Impossível. Há ainda, hologramas com aves flutuando no ar ou peixes nadando. O Espaço Ciência fica no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

A mostra De Olho na Luz é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da empresa de telefonia TIM. E foi realizada pela equipe do Espaço Ciência, com a colaboração de pesquisadores da UFPE.

OFICINAS

Outra atração da Semana da Energia são as oito oficinas temáticas. Os visitantes poderão, por exemplo, construir um sistema de rastreamento de luz solar, para melhor aproveitamento deste tipo de energia ou elaborar um capacitor para armazenamento de energia.

Grupos de mais de dez pessoas devem agendar visita pelo telefone (81) 3241-3226. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos fins de semana, das 13h30 às 17h.

Últimas notícias