CAUSA ANIMAL

Protetores denunciam destruição de casas para gatos abandonados na Beira Rio

Estruturas teriam sido retiradas e danificadas por agentes da Prefeitura do Recife

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 22/06/2017 às 19:30
Foto: Divulgação
Estruturas teriam sido retiradas e danificadas por agentes da Prefeitura do Recife - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Os gatos que vivem em um dos pontos mais emblemáticos de abandono da capital, a Avenida Beira Rio, na Zona Norte do Recife, estão agora desabrigados. Protetores e ativistas ligados a ONGs de defesa animal denunciaram a retirada, nessa quarta-feira (21), das cerca de 40 casinhas montadas por eles para proteger os gatos da chuva.  

"Um homem que se identificou como arquiteto da prefeitura ordenou a retirada e destruição das casinhas por garis, dizendo que a área era alvo de um projeto de revitalização. Ele foi muito agressivo com os animais e protetores", afirmou a publicitária Eunice Pereira, da ONG Gatinhos Urbanos.  

Apenas sete das 40 estruturas puderam ser reaproveitadas. "Coloquei de volta o que sobrou, mas foi um prejuízo muito grande. A situação desses gatos está na Justiça, não estamos fazendo nada de irregular cuidando deles até que haja alguma solução. Eles não têm onde se abrigar", afirmou a protetora. 

Segundo Eunice, as estruturas não causavam problemas a ninguém. "Não atrapalhavam em nada. Eu varro o local todos os dias, mesmo não sendo serviço meu. A sujeira quem faz são os usuários de drogas, mesmo assim eu mantenho o ambiente sempre limpo", desabafou.  

RESPOSTA 

Em nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) esclareceu que realizou, na última quarta-feira (21), uma operação de limpeza para remoção de resíduos acumulados em trechos diversos da Avenida Beira Rio. O local possui pontos de descarte irregular de lixo e também sofre com acúmulo de materiais trazidos pela variação da maré. Além disso, é alvo frequente de denúncias da população solicitando a retirada do lixo. Desse modo, mutirões para retirada de lixo na área são realizados rotineiramente. O órgão também tem intensificado a fiscalização com o objetivo de coibir esse descarte. 

Sobre os animais encontrados na área, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda) afirmou que acompanha a situação e já realizou, desde agosto de 2015, a castração e microchipagem de mais de 80 gatos da Avenida Beira Rio e continua agendando castrações sempre que é requisitada.  

Últimas notícias