RESGATE

Ave ameaçada de extinção é resgatada pela CPRH no Litoral Sul

O pássaro foi encontrado por uma idosa de 79 anos, em São José da Coroa Grande

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/11/2017 às 9:58
Foto: Divulgação/CPRH
O pássaro foi encontrado por uma idosa de 79 anos, em São José da Coroa Grande - FOTO: Foto: Divulgação/CPRH
Leitura:

Uma ave da espécie pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), foi resgatada em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) nessa quarta-feira (1º). O pássaro foi encontrado por uma idosa de 79 anos, que, após conversa com agentes do setor de fiscalização florestal da Agência, concordou em entregar o animal para que ele seja reabilitado.

A ave de plumagem com um colorido que mistura sete cores vivas, está na lista das espécies que correm risco de extinção. Ela será encaminhada para o Centro de riagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Depois do processo de reabilitação, o pintor-verdadeiro será devolvido à natureza.

Outros resgates

Na terça-feira (31) os agentes ambientais da CPRH em outras duas residências. Nos dois locais foram encontrados dois sanhaçus, um guriatã e um papa-capim, que também foram encaminhados ao Cetas. Este ano, de janeiro a setembro, o Centro de Triagem da CPRH já acolheu 6.993 animais silvestres, sendo 5.985 aves, muitas vítimas do tráfico. No mesmo período, 4.781 animais, sendo 4.166 aves, foram devolvidos à natureza.

Em agosto, o Cetas havia acolhido outro pintor-verdadeiro. A ave havia sido encontrada por uma moradora em Gravatá, no Agreste do estado, com as penas das asas cortadas e uma fratura na cauda. Foi tratada pela moradora, que ao saber que tratava-se de uma espécie ameaçada de extinção, fez a entrega voluntária à CPRH.

Últimas notícias