ASTRONOMIA

Penúltima chuva de meteoros do ano poderá ser vista nesta sexta

Em termos históricos, a chuva de meteoros Leonídeos foi a primeira a ser relacionada a um um cometa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/11/2017 às 15:20
Foto: Reprodução
Chuva de meteoros - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A madrugada desta sexta-feira (17) e do sábado (18) será de espetáculo no céu. A chuva de meteoros Leonídeos, a penúltima do ano e uma das mais fortes em velocidade e brilho, poderá ser vista, e sem interferência da lua.

Em termos históricos, a chuva de meteoros Leonídeos foi a primeira a ser relacionada a um um cometa, como todas são atualmente. Estudiosos relacionaram o fenômeno ainda entre os séculos 18 e 19.

"Há dois dias, dois meteoros já foram avistados na Europa e nos Estados Unidos, o que indica a possibilidade desse fenômeno ser vista nesta madrugada em grande intensidade", esclarece James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco.

Os Leonídeos são originários do Cometa Tempel-Tuttle, denominado também como 55P/Tempel-Tuttle. Tal cometa passa próximo do Sol (periélio) a cada 33 anos. Por se tratar de um cometa periódico, com a última passagem em 1998, ele só voltará em 2031.

Visibilidade

A dica do Grupo de Astronomia para quem quer visualizar o fenômeno é se posicionar em locais com pouca iluminação e distantes da aglomeração urbana, ou acompanhar a tudo através de um link ao vivo.

O horário ideal para ver a chuva de meteoros é às 3h, momento em que a Constelação de Leão, que dá origem ao nome da chuva de meteoros, estará num ponto mais alto do céu.

 

Últimas notícias