Ondas gigantes

Marinha emite alerta para risco de ondas gigantes em Noronha

O fenômeno swell deve atingir seu ápice nesta sexta-feira (2/03) e continuará até o fim de semana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/02/2018 às 22:41
Foto: Alexandre Gondim
O fenômeno swell deve atingir seu ápice nesta sexta-feira (2/03) e continuará até o fim de semana - FOTO: Foto: Alexandre Gondim
Leitura:

De acordo com a Marinha do Brasil, a partir da próxima sexta-feira (02) a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, poderá registrar o swell, fenômeno caracterizado por ondas gigantes e mar violento.

O fenômeno deve atingir seu ápice nesta sexta-feira e continuará até o fim de semana, segundo a administração da Ilha.

No último fim de semana, a entrada de um outro swell danificou parte da estrutura portuária da Ilha. Uma nova estrutura flutuante temporária para embarque e desembarque de passageiros na área do Porto de Santo Antônio foi colocada no local na tarde desta sexta-feira (27). 

Medidas

Segundo a administração da Ilha, reuniões estão acontecendo para definir a melhor forma de proteger as embarcações da Ilha e o porto do fenômeno. Medidas como a retirada de barcos do porto estão sendo tomadas, mas ainda está sendo decidido a quantidade de barcos que serão realocados e para onde eles irão.

O swell atrai muitos surfistas à Ilha, que aproveitam a ocorrência das ondas gigantes. Em janeiro de 2013, um super swell foi registrado em Noronha. Na ocasião, muitos danos materiais foram registrados no porto.

Últimas notícias