manifesto

Grupo JCPM lança manifesto sobre sustentabilidade

Ao final do evento, o RioMar Recife lançou o Manifesto de Sustentabilidade Grupo JCPM, com o posicionamento ''E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?''

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/03/2018 às 9:21
Foto: Divulgação/Shopping Rio Mar
Ao final do evento, o RioMar Recife lançou o Manifesto de Sustentabilidade Grupo JCPM, com o posicionamento ''E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?'' - FOTO: Foto: Divulgação/Shopping Rio Mar
Leitura:

O Grupo JCPM promoveu na noite da última terça-feira (27), no Teatro do Shopping Rio Mar, Zona Sul do Recife, o evento 'Conexão Sustentável' que reflete os valores da empresa, compreendendo melhor a importância do que se pode fazer pelo amanhã, hoje. Ao final do evento, o RioMar Recife lançou o Manifesto de Sustentabilidade Grupo JCPM, com o posicionamento “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”. 

O evento contou com a presença de diversos convidados para refletir os valores da empresa junto com à economia sustentável. Quem primeiro subiu ao palco foi o professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho Jr., fazendo um resgate histórico dos manguezais, um ecossistema rico e presente em grande parte das cidades litorâneas brasileiras, a exemplo do Recife. “Durante muitos anos, o mangue sofreu com preconceito e era tido como um ambiente insalubre. Com o tempo, as pessoas perceberam o seu valor. Para se ter ideia, de 60% a 70% do pescado comercial têm pelo menos uma fase da vida desenvolvida no manguezal”, ressaltou o professor.

Depois foi a vez do ator Marcos Palmeira discorrer sobre o desafio de ser produtor de alimentos orgânicos. O artista possui uma fazenda em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e compartilhou com a plateia o início de um projeto sustentável, que surgiu ao constatar que os trabalhadores do lugar usavam agrotóxicos nas hortaliças. “Eles não comiam o que plantavam porque sabiam que usavam veneno nas plantações. Era preciso mudar aquela lógica. Foi quando mergulhei no universo da agricultura orgânica. Hoje minha fazenda é viva e sou um ator ambientalista”, revelou Marcos Palmeira.

E por último, encerrando o ciclo das apresentações, uma das principais futuristas da América Latina, especialista em novas economias, Lala Deheinzelin, conseguiu o que queria quando propôs “colocar uma pulga atrás da orelha” em cada um. Com afirmações como “Não estamos em crise. Estamos vivendo uma fase de transição”, por exemplo, ela convidou para uma reflexão profunda de como é possível se preparar para o amanhã a partir da compreensão do agora. Para ela, o mundo conectado em rede não possui tempo e nem espaço e desafia a humanidade a sair do plano linear e limitado para uma realidade tecnológica e colaborativa.

Manifesto

Pensar no amanhã sustentável, hoje: A oportunidade de mudar o futuro começa agora, afinal cada passo que damos define o caminho com o futuro sustentável da humanidade. 

Estamos fazendo hoje, pelo futuro de todos nós: Somos sustentáveis quando trabalhamos juntos e agimos dia a dia com o pensamento que nos leva a envolver pessoas, meio ambiente, criatividade e hospitalidade. 

O que podemos fazer pela sustentabilidade ambiental, juntos?: Racionalizamos recursos naturais e materiais, reduzimos nosso consumo de energia e nos preocupamos com o processo de produção, operação e descarte de resíduos gerados diariamente pelos nossos empreendimentos. 

O exemplo começa com a nossa atitude, hoje: Compreendemos que somos todos protagonistas do coletivo, capazes de construir uma sociedade que se completa e respeita o outro e a natureza. 

Construir juntos um amanhã sustentável ainda melhor: Dialogar constantemente com nossos fornecedores, colaboradores e empresas parceiras buscando soluções inovadoras, poderemos alcançar a melhoria continua de nossas atividades. 

Últimas notícias