VEGANISMO

Festival debate veganismo e promove degustação de comida vegana no Espaço Ciência

O festival é gratuito. Além de mesa-redonda e degustação culinária, o Espaço Vegano promove feira de produtos livres de material de origem animal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/02/2019 às 7:30
Foto: Cortesia
O festival é gratuito. Além de mesa-redonda e degustação culinária, o Espaço Vegano promove feira de produtos livres de material de origem animal - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Neste sábado (2), veganos poderão aproveitar o primeiro festival preparado especialmente para eles no Espaço Ciência, em Olinda. O Espaço Vegano, culminância do Veg Ciência, projeto de férias voltado para crianças, está sendo promovido em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Durante todo o dia serão realizadas degustações, feira de produtos veganos e mesa-redonda. O festival acontece a partir das 10h e a entrada é gratuita.

“A ideia do evento é desmistificar o veganismo, quebrando essa barreira de que é uma alimentação sem gosto ou só com verduras, além de discutir todos os outros aspectos, que vão muito além da alimentação”, pontua Tiago Barreto, membro da SVB. Durante a manhã, os visitantes poderão fazer um tour guiado pelo Espaço Ciência.

As demonstrações culinárias começam às 13h, no Laboratório de Delícias. Na primeira, os participantes poderão aprender a fazer miniburguinhos coloridos e milk-shake de chocolate sem derivados animais. A preparação fica por conta de Aline Nunes, do Janela Aberta Cozinha - Vivenda do Amor, em Olinda. A segunda demonstração será feita por Nina Burkhardt, da Crânio Verde Confeitaria, que preparará brownie e sorvete veganos. Depois de preparados, os pratos poderão ser degustados pelos participantes.

Segundo Fabiana do Carmo, gerência de Meio Ambiente e Manguezal do Espaço Ciência, o evento tem como intuito chamar a atenção não só de quem já é vegano, mas também de quem tem curiosidade de conhecer esse estilo de vida. “Achamos importante essa oportunidade de alcançar um novo público e demonstrar que é possível ter uma alimentação saudável e saborosa sem usar produtos de origem animal”, registra.

A feira vegana acontece durante todo o dia. Feitos por produtores locais e pequenas empresas, os produtos veganos - alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza - estarão expostos em estandes espalhados pelo espaço. A maioria dos expositores estarão vendendo comida, inclusive almoço para quem passar o dia no local.

O evento será encerrado com a mesa-redonda Veganismo e contexto social: tecendo conexões. Participarão do debate os acadêmicos e ativistas Francisco Matos, Luciana Uchôa, e Vivian Matias. Segundo Tiago Barreto, o momento será de discussão de questões sociais. “Não vai ser só sobre saúde e alimentação, mas sobre as questões que estão relacionadas ao veganismo e quais as implicações sociais de estar nesse mundo fazer essa escolha. Vamos falar sobre os impactos da indústria, produtores locais, o boicote às empresas que fazem testes em animais e falar sobre como surge o movimento, por exemplo”, destaca.

Serviço

O Espaço Vegano acontece das 10h às 17h. O Espaço Ciência fica no Parque Memorial Arcoverde, no Complexo de Salgadinho, Olinda. A entrada é gratuita, sendo pagos apenas os produtos consumidos na feira. As degustações também são gratuitas.

Últimas notícias